Tecnologia na infância e as memórias

É comum ouvirmos as pessoas comentarem e se lembrarem da infância com um sorriso no rosto. Normalmente as memórias são ligadas a brincadeiras na rua com bola, bicicleta e pé no chão. Porém, será que a presença da tecnologia na infância formará memórias menos marcantes do que as que nós, adultos, tivemos?

Primeiramente, é importante citarmos que o cérebro humano é programado para guardar algumas memórias afetivas. Esse é um mecanismo de sobrevivência que contribui para nossa positividade e esperança por dias tão bons quanto antigamente. Entretanto, de uma forma geral, idealizamos nosso passado.

Um estudo realizado por Giacomoni, Souza e Hutz, pesquisadores de Psicologia da UFRG, apontou que as crianças não têm a infância menos agradável do que a nossa. A infância de hoje não deixou de ser feliz! A pesquisa apenas apontou que, de maneira geral, a origem da felicidade está no coração, nos afetos e nas emoções.

Nesse momento cabe uma reflexão: as crianças passam de cinco a sete horas utilizando tablets, videogames e celulares hoje em dia. Todavia, se a felicidade está amplamente relacionada a afetos e emoções, quais sentimentos os pequenos tem experienciado nessas interações?

O que a tecnologia oferece?

A tecnologia pode proporcionar momentos de trocas e de descobertas que favorecem a felicidade. Por isso, quando bem utilizada, mediada e aproveitada, a tecnologia pode fazer com que essa geração rememore, daqui a alguns anos, bons momentos da infância. É possível que ela se lembre de conversas com os amigos e não do tablet que foi apenas um meio.

É possível que essa geração se lembre de ter aprendido a escrever algumas palavras enquanto jogava ou mesmo ter descoberto que queria ser arquiteta após construir e decorar casas em um aplicativo.

As memórias construídas serão pautadas nos resultados, e não nos meios utilizados para atingi-los. Além disso, é possível ainda estreitar relações com a ajuda da tecnologia. Mas, é essencial nos lembrarmos que o equilíbrio entre essas atividades é essencial. As brincadeiras podem ser mescladas com as memórias que você, responsável, construiu durante sua infância. Brincando junto contigo a criança se divertirá e terá acesso a momentos afetivos com uma pessoa amiga.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *