Benefícios das atividades físicas na infância

Praticar atividades físicas e esportes na infância traz benefícios que vão além da saúde corporal. Todas as crianças necessitam movimentar o corpo diariamente para que ocorra um bom desenvolvimento.

Os esportes podem colaborar em diversos aspectos que podem interferir diretamente na vida adulta e no futuro dos pequenos.

Além disso, os exercícios ajudam na coordenação motora e física, criam senso de resistência e colaboram para a formação de convívio social com outras crianças.

Confira mais alguns benefícios das atividades físicas:


No período da infância, desenvolver habilidades físicas e motoras é de extrema importância, para melhorar as articulações, condicionamento físico e evitar questões como má disposição e obesidade.

Atividades como correr, pular, abaixar, auxiliam bastante no processo de coordenação física. Além disso, a constância na prática dessas atividades ajuda a prevenir lesões.

Contudo, devem ser feitos com cautela, e deve-se evitar muita intensidade, devido a fase de crescimento.

Por esse motivo, essas atividades devem ser sempre acompanhadas por uma profissional capacitada, capaz de direcionar os pequenos na hora de se movimentarem.

Outro ponto importante é que esses exercícios, se possível, devem ser feitos sempre em grupo, para estimular o contato físico com outras crianças.

Mas, a competitividade não deve ser colocada a frente da brincadeira. E sim, o senso de esperar a vez do coleguinha e incentivar e celebrar a vitória do outro.

Dicas de atividades:


É importante que os pais e os educadores conheçam os limites físicos de cada crianças. Assim, as atividades serão propostas de acordo com as necessidades e capacidades de cada um, serão produtivas e resultarão em um bom desenvolvimento psicomotor.

Algumas atividades podem ser aplicadas em casa mesmo com ajuda de alguns objetos. Como pular corda, saltar dentro e fora de bambolês e jogar bola.

Outra questão importante é estimular o uso da imaginação durante a prática. Como por exemplo, dizer que estão saltando sobre um rio. Assim, o impulso será maior.

Na Pueri Dei nós incentivamos a prática de atividades físicas durante nossas aulas. Promovemos exercícios educativos que, além de divertidos, colaboram para o bom desenvolvimento dos pequenos.

Traga o seu filho para fazer parte da nossa turminha e ir cada vez mais longe.

Venha conhecer a nossa escola.

Continue acompanhando o nosso blog.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *