Qual é a idade ideal para deixar seu filho dormir na casa de um amigo?

Não é segredo para ninguém que o convívio com outras crianças é essencial para o processo de socialização dos filhos, além de servir para que eles aprendam a respeitar as diferenças. É por isso que, rotineiramente, pais levam as crianças para visitar familiares, amigos e interagir com diferentes pessoas.

Segundo psicanalistas, ir à casa de amigos, especificamente, é ainda mais importante que o convívio cotidiano na escola, já que introduz a criança a um ambiente ao qual ela não está acostumada. Isso é essencial para que os filhos passem a entender as diferenças, os costumes e a diversidade.

O que muitos pais se perguntam, no entanto, é qual é a idade certa para deixar os filhos dormirem na casa de amigos? Afinal de contas, não dá para acompanhar as crianças para sempre.  A resposta para essa pergunta, no entanto, é mais complicada do que parece.

Diferentemente do que se acredita, não existe um padrão de idade mínima para que os filhos passem a dormir na casa de amigos. É necessário observar, no entanto, uma série de fatores comportamentais de cada criança para determinar se está pronta ou não para dar esse passo.

E quais são esses fatores?

Primeiro, é necessário avaliar o grau de independência da criança. Se seu filho ainda necessita de atenção especial o tempo todo, é provável que ainda não seja a hora certa de deixar que ele durma fora. Uma criança muito dependente corre o risco, ainda, de não se sentir bem fora de sua zona de conforto por muito tempo. Sendo assim, dormir fora nem sequer seria prazeroso para o pequeno. Alguns dos parâmetros para avaliar o nível de independência do seu filho são a habilidade de se comunicar, expressando vontades e necessidades, e ir ao banheiro sozinho.

Outro ponto importante é conhecer o ambiente para qual o filho está indo. Conheça os adultos responsáveis pela casa e garanta que eles são pessoas de confiança para cuidar do seu filho. Além disso, é essencial que a própria criança já esteja familiarizada com o ambiente no qual vai passar a noite. Isso significa que se seu filho nunca foi na casa desse amigo antes, o ideal é que isso aconteça de maneira gradual. Primeiro você o acompanha em uma tarde para que ele possa brincar e conhecer o ambiente. Feito isso, deixe que ele passe uma tarde lá sem a sua companhia. Somente após isso ter acontecido algumas vezes é a hora de cogitar que seu filho passe uma noite lá sozinho.

Se seu filho já é independente, passou por essas etapas e se sente confortável na casa desse outro amigo, é possível que já seja a hora de deixa-lo dormir lá.

Não se esqueça, é claro, de informar à família que vai recebê-lo sobre qualquer intolerância ou alergia a alimentos, remédios ou animais. Além disso, converse com seu filho sobre o que está prestes a acontecer e instrua-o a respeitar os hábitos e costumes da outra família.

Feito isso, seu filho pode aproveitar um dia de brincadeiras e dormir na casa de um amigo sem problema nenhum!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *