Dicas para desenvolver a independência do seu filho

Apesar de muitos pais entenderem a importância de estimular a independência dos filhos desde cedo, poucos sabem como fazer isso de forma natural. Além disso, alguns pais podem ser superprotetores e prejudicar o desenvolvimento das crianças.

Mesmo parecendo um bicho de sete cabeças, a independência dos filhos pode ser incentivada de maneiras simples no dia a dia que, com o tempo, vão contribuir para que aquela criança não se torne excessivamente dependente dos pais. Fazer com que o seu filho pequeno segure a própria mamadeira, por exemplo, é uma maneira fácil de estimular a independência.

É importante lembrar que o grau de independência de uma criança é determinante no desenvolvimento de habilidades motoras, raciocínio lógico, responsabilidade e organização, segundo psicólogos.

Pensando nisso, separamos uma lista com algumas dicas para ajudar a incentivar a independência do seu filho.

Que tal conferir?

1- Ensine seu filho a se vestir sozinho

Apesar de parecer trivial, o simples ato de se vestir é de grande ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, o senso de organização e o raciocínio lógico das crianças.

Colocar roupas exige a organização de uma série de informações no cérebro antes de realizar a ação. Manter as costuras e as etiquetas viradas para dentro, por exemplo, é uma das coisas que a criança precisa se atentar ao vestir as roupas.

2- Incentive-o a organizar objetos

As crianças já conseguem, a partir de um ano e meio de idade, assimilar ordens simples. Tire proveito disso para começar a ensiná-lo conceitos simples de organização, como botar os sapatos no lugar e as roupas no cesto de roupa suja. Você pode auxiliar e orientar, é claro, mas não se esqueça de deixa-lo realizar essas atividades sozinho.

Esse tipo de atividade ajuda no desenvolvimento do pensamento lógico e matemático, já que muitas vezes exige a separação de itens por cor ou tamanho.

3- Hora do banho e de escovar os dentes

Outra ótima maneira de desenvolver a independência do seu filho é ensinando-o a escovar os dentes e tomar banho sozinho. É claro que esse é um processo lento e que demanda certa atenção, mas no final vale a pena. No começo, passe a bucha e o sabonete para o seu filho na hora do banho e oriente-o a como se lavar de forma correta. Depois disso, entregue a escova de dente para ele e ensine-o a escovar os dentes sozinho.

Com o tempo ele vai precisar cada vez menos da sua ajuda e, eventualmente, vai conseguir realizar essas atividades sem auxilio.

4- Ensine-o a fazer escolhas

Uma parte crucial do conceito de independência é a capacidade de fazer escolhas sozinho. Tenha em mente que é importante apresentar diferentes situações e problemas para que o seu filho resolva com o passar do tempo.

Qual legume comer no almoço, por exemplo, é uma boa maneira de começar. Se ele escolher um legume que não gosta, explique a ele que vai ter que comer da mesma maneira, já que foi isso que escolheu. Dessa forma, seu filho começa a entender que cada decisão tomada tem uma consequência.

Além disso, apresente diferentes cenários e dúvidas corriqueiras do dia a dia para que ele raciocine e crie um senso de resolução de problemas. Dessa maneira, ele estará mais preparado para fazer escolhas quando for necessário.

Essas são apenas algumas das diferentes maneiras de incentivar o desenvolvimento da independência das crianças. Tenha em mente que é importante diversificar os métodos com o tempo para que seu filho se familiarize com várias situações e cenários.

E aí, curtiu as dicas?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *