Qual é a importância da leitura na Educação Infantil?

De modo geral, os livros têm a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Mas qual é a importância da leitura na educação infantil, especificamente? Neste texto, você irá descobrir por que desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental e por quais razões a influência dos educadores nesse estágio é imprescindível.

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Projeto de leitura para educação infantil: Qual a influência na vida das crianças?

A leitura é uma das ferramentas mais poderosas das quais dispomos para a interação com o ambiente e também para a nossa compreensão do mundo. Nesse sentido, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida.

Seja em casa ou na escola, por meio da contação de histórias e, depois, da alfabetização infantil, a literatura estimula diferentes habilidades nas crianças. Os livros apoiam o desenvolvimento da linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário, por exemplo.

Dessa maneira, a educação deve resgatar o repertório que toda história infantil oferece para apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e as pessoas. Além disso, é possível ensiná-las a lidar com as questões de forma ética, e também ajudá-las a lidar com as emoções e os sentimentos durante seu desenvolvimento.

Os projetos de leitura na educação infantil têm um outro papel fundamental para a formação das crianças: o de criar pequenas e pequenos leitores, que vejam o momento de contato com os livros para além de uma obrigação. E que desfrutem dessas situações!

A literatura na educação infantil promove, justamente, o contato com uma forma mais lúdica. É uma maneira da criança expandir seu repertório imaginativo, encontrando nos livros verdadeiros amigos.

Incentivar a leitura na infância, portanto, tem o grande poder de mudar vidas e apresentar o mundo, criando uma realidade em que os livros se tornam mais do que aliados da educação em si.

Importância da leitura na educação infantil: crie uma rotina de leitura

A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, e não deve ser algo imposto. Mesmo em sala de aula. Para isso, leve em consideração o tempo de atenção que as crianças dedicam à leitura e respeite este limite.

Conforme os pequenos e pequenas crescem, vá observando quais assuntos chamam mais a sua atenção. Permita que a criança leia com você ou para você, faça perguntas sobre o enredo e estimule conversas em torno da história lida. 📚✨Faça do momento de leitura um momento prazeroso para adultos e crianças.

Quando a literatura é vista como um momento de descontração e de diversão, criar o hábito de ler se torna menos desafiador e, certamente, muito mais prazeroso. Seja na escola ou em casa!

Dessa maneira, instituir um momento para leitura pode gerar experiências positivas. Leve as crianças para o pátio ou para perto das árvores, por exemplo. Deixe que elas escolham os livros que desejam ler e crie fichas de leitura, para serem preenchidas depois. Crie rodas de leitura e estimule a troca entre os alunos. São algumas dicas para criar uma rotina de leitura, não só em casa, mas também em sala de aula!

Leitura na educação infantil na prática: Conheça os estágios da criança leitora

Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico.

Embora a faixa etária ainda seja o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças, cada uma se desenvolve de uma maneira. Por isso, adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura. Confira:

👶De dez meses a dois anos

O ideal é que as histórias sejam rápidas e curtas, com gravuras simples e atrativas. Há livros feitos de pano, plástico e que vêm com fantoches, que são ideais para despertar a curiosidade dos mais novos.

👦De dois a três anos

Os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto simples e poucos personagens. Além disso, é importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança.

É possível oferecer livros com fantoches, livros musicais e livros de histórias, que contribuem para aumentar o repertório de palavras conhecidas pela criança e ajudam a formar algumas noções básicas.

👧De três a seis anos

Os livros devem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens️. Livros de dobradura e o uso de fantasias pelo contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a história contada.

A importância da leitura na infância é incontestável. Ela é imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos, por isso, o incentivo dos pais e da escola é fundamental.

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