Crianças na internet: como evitar o acesso a conteúdos inadequados?

Você sabia que as crianças estão cada vez mais conectadas à internet? Segundo uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 85% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usam a internet, sendo que 66% acessam pelo celular. A internet é uma fonte inesgotável de informação, entretenimento, comunicação e educação, mas também pode ser uma fonte de perigos, especialmente para os nossos puerinhos, que ainda não têm maturidade, discernimento e senso crítico para lidar com os conteúdos que encontram na rede. Neste post, vamos alertar você sobre os riscos do acesso a conteúdos inadequados na internet, e dar algumas dicas de como evitar que os seus puerinhos sejam expostos a esses conteúdos. Acompanhe!

Indice:

Quais são os riscos do acesso a conteúdos inadequados na internet?

Conteúdos inadequados na internet são aqueles que não são apropriados para a faixa etária, o nível de desenvolvimento, os valores e os interesses das crianças. Esses conteúdos podem ser de vários tipos, como:

  • Conteúdos violentos: São aqueles que mostram cenas de agressão, tortura, assassinato, guerra, terrorismo, etc. Esses conteúdos podem causar medo, angústia, trauma, ansiedade e pesadelos nos puerinhos, além de banalizar ou estimular a violência.
  • Conteúdos pornográficos: São aqueles que mostram cenas de sexo explícito, nudez, erotismo, fetiches, etc. Esses conteúdos podem causar confusão, curiosidade, vergonha ou até mesmo culpa nas crianças, além de distorcer ou antecipar a sexualidade.
  • Conteúdos ilícitos: São conteúdos num geral que mostram cenas de consumo ou tráfico de drogas, roubo, furto e estelionato. Esses conteúdos podem causar admiração, tentação e imitação nos puerinhos, além de estimular o desrespeito ou infringimento da lei.
  • Conteúdos preconceituosos: São aqueles que mostram cenas de discriminação, racismo, machismo, homofobia, xenofobia, etc. Esses conteúdos podem causar ódio, intolerância, exclusão, etc. nos nossos filhos, além de ferir os direitos humanos.
  • Conteúdos falsos: São aqueles que mostram cenas de mentira, engano, manipulação, desinformação, etc. Esses conteúdos podem causar dúvida, confiança, decepção, etc. nos puerinhos, além de prejudicar o conhecimento e a verdade.

Quais seriam os riscos em acessar esses conteúdos inadequados na internet?

O acesso a conteúdos inadequados na internet pode trazer vários riscos para os puerinhos, tanto no presente quanto no futuro. Alguns desses riscos são:

  • Risco psicológico: O acesso a conteúdos inadequados na internet pode afetar a saúde mental dos puerinhos, causando problemas como estresse, depressão, ansiedade, fobia, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, etc.
  • Risco emocional: Causando problemas como baixa autoestima, baixa autoconfiança, baixa autoaceitação, baixa autoimagem, etc.
  • Risco comportamental: O acesso a conteúdos inadequados na internet pode afetar a saúde comportamental dos puerinhos, causando problemas como agressividade, violência, rebeldia, desobediência, isolamento, dependência, etc.
  • Risco social: Problemas como dificuldade de relacionamento, falta de empatia, falta de respeito, falta de solidariedade, etc. são muito presentes caso o acesso a internet seja excessivo.
  • Risco educacional: Pode causar problemas como dificuldade de aprendizagem, dificuldade de concentração, dificuldade de memorização, dificuldade de raciocínio, etc.
  • Risco moral: Pode causar problemas como perda de valores, perda de princípios, perda de ética, perda de cidadania, etc.

Como evitar o acesso a conteúdos inadequados na internet?

Diante dos riscos do acesso a conteúdos inadequados na internet, é preciso que os pais tomem algumas medidas para evitar que os seus puerinhos sejam expostos a esses conteúdos. Algumas dessas medidas são:

  • Filtre os conteúdos: Uma das formas de evitar o acesso a conteúdos inadequados na internet é filtrar os conteúdos que os pequenos podem ver, ouvir ou acessar. Para isso, você pode usar ferramentas como antivírus, firewall, bloqueador de pop-ups, controle parental, etc. Essas ferramentas permitem que você bloqueie, restrinja ou monitore os sites, os aplicativos, os jogos, os vídeos, as músicas, etc. que seu puerinho pode usar na internet. Além disso, você pode usar ferramentas como classificação indicativa, selo de qualidade, recomendação de idade, etc. Essas ferramentas permitem que você identifique, avalie ou selecione os conteúdos que são adequados para a faixa etária, o nível de desenvolvimento, os valores e os interesses do seu filho.
  • Limite o tempo: Outra forma de evitar o acesso a conteúdos inadequados na internet é limitar o tempo que seu puerinho pode ficar conectado. Para isso, você pode usar ferramentas como cronômetro, alarme, temporizador, etc. Essas ferramentas permitem que você controle, regule ou reduza o tempo que seu pequeno pode utilizar a internet. Além disso, você pode usar ferramentas como agenda, rotina, horário, etc. Essas ferramentas permitem que você organize, planeje ou distribua o tempo que as crianças podem usar a internet, de acordo com as suas necessidades, as suas prioridades, as suas obrigações, etc.
  • Acompanhe o uso: O mais importante para evitar o acesso a conteúdos inadequados na internet é acompanhar o uso que seu filho faz nela. Para isso, você pode usar algumas ferramentas como histórico, registro ou relatórios. Essas ferramentas permitem que você verifique, analise ou revise os conteúdos que seu pequeno viu, ouviu ou acessou na internet. Além disso, algo muito importante que você fazer com seu filho, é diálogar, observar e participar de suas atividades. Isso com certeza faz com que você saiba 100% do que o seu puerinho faz na internet.
  • Eduque para o uso consciente: A melhor forma de evitar o acesso a conteúdos inadequados na internet é educar o seu puerinho para o uso consciente da internet. A educação é a melhor forma de prevenir e combater os riscos do acesso a conteúdos inadequados na internet, pois ela capacita seu pequeno a fazer escolhas responsáveis, a se proteger de ameaças, a respeitar os direitos e os deveres, a se comunicar de forma ética e a se divertir de forma saudável. Por isso, eduque sei filho para o uso consciente da internet, conversando com ele, orientando-o, acompanhando-o, dando exemplos e estabelecendo regras.

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que elas sejam úteis para você evitar que seu filho acesse conteúdos inadequados na internet. Lembre-se de que a internet é uma ferramenta maravilhosa, mas que também pode ser perigosa, se usada de forma inadequada. Por isso, cuide do que os seus puerinhos veem na internet, e do que você vê também. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou experiência para compartilhar, deixe o seu comentário abaixo. Nós adoraríamos saber a sua opinião. E se você gostou deste post, compartilhe com outros pais que possam se beneficiar dessas informações. Assim, você vai ajudar a divulgar o nosso trabalho e a nossa missão.

Por ultimo mas não menos importante, se você quiser conhecer melhor a escola Pueri Dei, agende uma visita. Você vai se surpreender com o que a escola tem a oferecer para o seu puerinho. A escola Pueri Dei é uma escola infantil que se preocupa com a educação do seu pequeno, e que oferece uma proposta pedagógica diferenciada, baseada na ludicidade, na afetividade, na criatividade e na autonomia. Lá, o seu puerinho vai encontrar um ambiente acolhedor, estimulante e seguro, onde ele vai poder aprender, brincar, se expressar e se relacionar com outras crianças e adultos. A escola também conta com uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos, que respeitam o ritmo e as necessidades de cada puerinho, e que promovem o seu desenvolvimento integral. Clique no botão abaixo e agende uma visita!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *