Como a música pode ajudar os puerinhos a aprenderem melhor?

Você sabia que a música é uma poderosa aliada para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos puerinhos? Pois é, a musicalização é uma atividade que estimula diversas habilidades e competências nas crianças, como a criatividade, a memória, a linguagem, a coordenação motora, a expressão corporal, a sensibilidade, a autoestima e o trabalho em equipe.

Indice:

Mas o que é musicalização?

É o processo de ensinar e aprender música de forma lúdica, divertida e integrada com outras áreas do conhecimento. A musicalização não se resume a tocar um instrumento ou cantar uma canção, mas sim a explorar os sons, os ritmos, as melodias, as harmonias e as emoções que a música pode transmitir.

O que seu pequeno aprende com a musicalização?

Nas aulas de música, os puerinhos têm a oportunidade de:

  • Conhecer diferentes gêneros, estilos e culturas musicais, ampliando o seu repertório e o seu senso crítico;
  • Experimentar diversos instrumentos musicais, como violão, flauta, teclado, bateria, percussão, xilofone e outros, desenvolvendo a sua percepção auditiva e a sua coordenação motora;
  • Cantar, dançar, dramatizar e brincar com as músicas, expressando a sua criatividade, a sua emoção e a sua personalidade;
  • Compor, improvisar e criar as suas próprias músicas, exercitando a sua imaginação, a sua comunicação e a sua autonomia;
  • Interagir, cooperar e se divertir com os colegas e os professores, fortalecendo os laços afetivos e sociais.

A musicalização é, portanto, uma forma de educar e de encantar os puerinhos, despertando neles o gosto pela música e pela arte, e favorecendo o seu crescimento integral.

Conclusão

Mas agora queremos saber de você! O que acha da musicalização para o aprendizado infantil? Você já percebeu os benefícios que a música pode trazer para os seus puerinhos? Compartilhe a sua opinião nos comentários e aproveite para convidar outros pais e mães para lerem este post.

Por ultimo mas não menos importante, se você quiser conhecer mais sobre a escola Pueri Dei, que oferece um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para as crianças, clique no botão abaixo e agende uma visita. Você vai se surpreender com a proposta pedagógica, a infraestrutura e o atendimento dessa escola que é referência em educação infantil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *