A importancia de deixar as crianças correrem riscos

Olá, queridos leitores! Hoje eu quero falar com vocês sobre um assunto que pode gerar muitas dúvidas e receios nos pais: deixar ou não as crianças se arriscarem nas brincadeiras. Eu sei que a nossa tendência é querer proteger os nossos filhos de qualquer perigo, mas será que isso é bom para o desenvolvimento deles? Será que não estamos limitando as suas possibilidades de aprender, de se expressar e de se divertir?

Indice:

Correr riscos faz parte da vida

É super natural ser superprotetor, ser aquele pai ou aquela mãe que não deixa o seu filho subir em árvores, correr pelo parque, pular corda ou brincar no balanço. Evitar essas brincadeiras, impede que ele sinta medo, se machuque, caia, se arranhe ou pegue alguma doença mas também, por mais que pareça que assim nós estamos cuidando do nosso pequeno, protege-lo dessa forma acaba impedindo que ele viva a sua infância de forma plena.

Segundo a psicopedagoga Dayana S. Triaca, “cair, alguns arranhões, roxos pelo corpo e ter contato com microrganismos, pode acontecer durante as brincadeiras e serve para ensinar os pequenos a encarar as adversidades, lidar com frustrações, crescerem mais resilientes e com o sistema imunológico fortalecido”. Por isso, deixar as crianças se arriscarem nas brincadeiras é fundamental para o pleno desenvolvimento infantil.

Além disso, se expor a brincadeiras com certa medida de riscos, proporciona aprendizados que, mais tarde, poderão ser aplicados a outras áreas da vida. Isso quer dizer que crianças que topam desafios e situações de risco em brincadeiras, quando forem adultas, poderão ter a mesma coragem no momento de tomarem outras decisões arriscadas, como mudança de emprego, morar fora do país, empreender em novos negócios e investir em projetos inovadores, por exemplo

Conclusão

Eu sei que não é fácil deixar os nossos puerinhos se arriscarem, mas eu garanto que vale a pena. Eles vão se divertir, se desenvolver e se preparar para a vida e nós, consequentemente, vamos ficar mais tranquilos, orgulhosos e felizes. Afinal, brincar é coisa séria e é a melhor forma de as crianças se expressarem e conhecerem o mundo.

Agora quero saber de você: o que acha desse assunto? Você deixa o seu filho ou a sua filha se arriscar nas brincadeiras? Como você lida com os riscos que existem durante a diversão do seu pequeno? Compartilhe a sua opinião nos comentários e converse com outros pais que também se preocupam com o bem-estar dos seus filhos.

E se você quiser conhecer mais sobre a escola Pueri Dei, que oferece um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para as crianças, clique no botão abaixo e agende uma visita. Você vai se surpreender com a proposta pedagógica, a infraestrutura e o atendimento dessa escola que é referência em educação infantil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *