Como falar sobre saudade com as crianças

Queridos pais e mães,

Hoje vamos conversar sobre um sentimento tão doce quanto desafiador: a saudade. Ela nos visita quando menos esperamos e, muitas vezes, traz consigo uma mistura de alegria e melancolia. Mas como abordar esse tema com nossos puerinhos?

Neste post você verá um pouco sobre:

Entendendo a Saudade

A saudade é como uma ponte invisível que conecta pessoas, lugares e momentos. Para as crianças, pode ser a falta da avó que mora longe ou o amigo que mudou de escola. É importante reconhecer que sentir saudade é natural e faz parte do crescimento.

Conversando Sobre o Sentimento

Inicie um diálogo aberto. Pergunte aos pequenos sobre o que eles sentem falta e compartilhe suas próprias histórias de saudade. Isso mostra que eles não estão sozinhos nesse sentimento.

A Arte de Recordar

Use livros e histórias para ilustrar a saudade de forma positiva. A literatura infantil está repleta de exemplos que podem ajudar os puerinhos a entender e expressar o que sentem.

Criando Memórias Felizes

Quando a saudade bater, que tal criar novas memórias? Uma atividade divertida ou um novo ritual podem transformar a saudade em expectativa para o próximo encontro.

Conclusão

E vocês, como lidam com a saudade em casa? Compartilhem suas experiências e dicas nos comentários. Vamos enriquecer nossa comunidade com o amor que transpõe a saudade.

Se você gostou deste post, clique no botão abaixo e agende uma visita à escola Pueri Dei. Conheça o espaço que entende e respeita os sentimentos dos seus filhos, inclusive a saudade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *