12 brincadeiras antigas para se divertir com seu puerinho

Olá, pai ou mãe! Você está procurando formas de se divertir com o seu puerinho e ao mesmo tempo estimular o desenvolvimento dele? Então você vai adorar este post, onde vamos te mostrar 12 brincadeiras antigas que vai fazer você se sentir uma criança novamente. Essas brincadeiras são simples, baratas e muito divertidas, além de ajudar a desenvolver habilidades como coordenação motora, criatividade, raciocínio lógico, memória, cooperação e socialização. Vamos lá?

Indice:

1. Amarelinha

Essa é uma brincadeira clássica que você provavelmente já jogou na sua infância. Você só precisa de um giz ou uma pedra para desenhar o diagrama no chão e uma pedrinha para jogar. O objetivo é pular nas casas numeradas sem pisar nas linhas ou nas casas com a pedrinha. Você pode variar o desenho da amarelinha, fazendo curvas, espirais ou formas diferentes. Essa brincadeira ajuda a desenvolver o equilíbrio, a agilidade e a noção espacial.

2. Batata quente

Uma brincadeira divertida para fazer com a família inteira. Você só precisa de uma bola, uma almofada ou qualquer objeto que possa ser passado de mão em mão. Os participantes se sentam em círculo e começam a passar o objeto ao som de uma música. Quando a música parar, quem estiver com o objeto na mão sai da brincadeira. O último a ficar é o vencedor. Essa brincadeira estimula a atenção, a audição e a interação social. Ótimo, não é?

3. Cabo de guerra

Essa ja é uma daquelas brincadeiras competitivas que envolve força e resistência. Você vai precisar de uma corda e um espaço amplo. Divida os participantes em dois times e marque o meio da corda com um lenço ou uma fita. Cada time puxa a corda para o seu lado, tentando fazer o outro time cruzar a linha central. O time que conseguir isso é o vencedor. Essa brincadeira trabalha a força muscular, a coordenação motora e o trabalho em equipe, mas tome cuidado caso seu filho seja muito competitivo.

4. Cinco Marias

Está aí uma brincadeira simples e divertida que requer habilidade e destreza. Você só precisa de cinco saquinhos de tecido recheados com areia, arroz ou feijão. O objetivo é jogar um saquinho para o alto e pegar outro no chão antes de pegar o que está caindo. Depois, você repete o processo com dois, três, quatro e cinco saquinhos. Você pode inventar variações, como pegar os saquinhos com as costas da mão, com os olhos fechados ou com uma mão só. Essa brincadeira desenvolve a coordenação motora fina, a concentração e a paciência.

5. Corre cotia

Essa é uma brincadeira que poucos conhecem, mas é ótima para desenvolver a agilidade do seu filho. Você só precisa de um lenço ou um pedaço de pano. Um dos participantes fica com o lenço e sai correndo em volta do círculo formado pelos outros. Ele deve colocar o lenço atrás de alguém sem que essa pessoa perceba. Quando isso acontecer, ele deve sair correndo e a pessoa que recebeu o lenço deve pegá-lo e correr atrás dele. Se o pegar, ele fica com o lenço e a brincadeira recomeça. Se não, ele volta para o seu lugar e o outro continua com o lenço. Essa brincadeira estimula a percepção, a velocidade e a reação.

6. Esconde-esconde

Uma brincadeira bem conhecida que envolve suspense e aventura. Você só precisa de um espaço com vários esconderijos. Um dos participantes é o pegador e deve contar até um número combinado, enquanto os outros se escondem. Depois, ele deve procurar os escondidos e gritar o nome deles quando os encontrar. O primeiro a ser encontrado é o próximo pegador. Essa brincadeira trabalha a memória, a criatividade e a coragem.

7. Estátua

Uma brincadeira bem divertida que ajuda no controle e na expressão corporal da criança. Você só precisa de uma música animada. Um dos participantes é o DJ e deve tocar a música e pará-la em momentos aleatórios. Os outros devem dançar e ficar imóveis quando a música parar, como se fossem estátuas. O DJ deve tentar fazer os outros se mexerem, fazendo caretas, cócegas ou piadas. Quem se mexer sai da brincadeira. O último a ficar é o vencedor. Essa brincadeira desenvolve a coordenação motora, a musicalidade e a expressão facial.

8. Jogo da velha

Essa brincadeira dispensa apresentações, mas vamos explicar mesmo assim haha. Você só precisa de um papel e uma caneta. Desenhe um quadrado dividido em nove partes iguais. Dois participantes devem se alternar para marcar um X ou um O em uma das partes. O objetivo é formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal com três símbolos iguais. Quem conseguir isso é o vencedor. Essa brincadeira exercita o raciocínio lógico, a visão espacial e o planejamento.

9. Mímica

Essa é uma ótima brincadeira para quem deseja exercitar a comunicação e a imaginação. Você só precisa de papel, caneta e uma caixa. Escreva em pedaços de papel nomes de filmes, livros, músicas, animais, objetos ou qualquer outra coisa que possa ser representada por gestos. Dobre os papéis e coloque-os na caixa. Divida os participantes em dois times. Um de cada vez deve pegar um papel da caixa e tentar fazer a mímica do que está escrito, sem falar nada e sem usar objetos. O seu time tem um tempo determinado para adivinhar. Se acertar, ganha um ponto. Se não, passa a vez para o outro time. O time que fizer mais pontos é o vencedor. Essa brincadeira estimula a comunicação não verbal, a criatividade e a interpretação.

10. Pega-pega

Essa é uma brincadeira que envolve movimento, agilidade e muita diversão. Você só precisa de um espaço amplo. Um dos participantes é o pegador e deve correr atrás dos outros e tocá-los. Quem for tocado vira o pegador e a brincadeira continua. Você pode criar variações, como pega-pega de mãos dadas, pega-pega congelante ou pega-pega cadeia. Essa brincadeira trabalha a resistência, a velocidade e a coordenação motora.

11. Peteca

Essa eu brinquei muito na infância, se me permitem dizer haha. Você só precisa de uma peteca, que é um objeto feito de penas e uma base de borracha ou couro. Você pode comprar uma pronta ou fazer a sua própria com materiais reciclados. O objetivo é bater na peteca com a palma da mão e mantê-la no ar, sem deixá-la cair no chão. Você pode jogar sozinho ou com outras pessoas, fazendo uma roda ou uma rede. Essa brincadeira é ótima para desenvolver a coordenação motora, a força e a mira da criança.

12. Quebra-cabeça

Por ultimo temos uma brincadeira que envolve paciência e inteligência. Será necessário um quebra-cabeça, que é um jogo formado por peças de diferentes formas e cores que devem ser encaixadas para formar uma imagem. Você pode comprar um pronto ou fazer o seu próprio, recortando uma foto ou um desenho em pedaços. O objetivo é montar o quebra-cabeça, usando as pistas visuais das peças. Você pode jogar sozinho ou com outras pessoas, cooperando ou competindo. Essa brincadeira exercita a memória, a atenção e o raciocínio.

Conclusão

E aí, gostou dessas brincadeiras antigas? Elas são ótimas para se divertir com o seu filho e ainda ajudá-lo a aprender e se desenvolver. Que tal experimentar algumas delas hoje mesmo? Depois me conta como foi a experiência nos comentários. Ah! Se você conhece outras brincadeiras antigas que não estão nessa lista, compartilhe com a gente também. Vamos adorar saber mais sobre as suas brincadeiras favoritas.

Por ultimo mas não menos importante, existe uma escola que utiliza essas e muitas outras brincadeiras para divertir e educar sua criança: a Pueri Dei. Gostaria de conhecer mais sobre essa escola? Ela oferece uma educação infantil de qualidade, com atividades lúdicas, pedagógicas e inovadoras. Clique no botão abaixo e agende uma visita. Você vai se surpreender com o que a Pueri Dei tem a oferecer para o seu puerinho. Até a próxima! 😊

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *