Por que brincar é importante para o crescimento?

As brincadeiras são importantes para o crescimento. Para as crianças elas são muito mais do que uma simples forma de passar o tempo. De acordo com Carolina Drügg, membro do Comitê de Especialistas em Desenvolvimento na 1ª infância do Ministério da Saúde, a brincadeira é a principal forma de expressão da criança.

Além disso, esse é um meio essencial para que ela observe e interaja com o mundo.

Enquanto brinca a criança desfruta de liberdade, criatividade, imaginação e ainda, aprende a lidar com diferenças. As brincadeiras estimulam o desenvolvimento do corpo, já que trabalham desde a saúde mental, até o bem-estar físico dela. Ao analisarmos crianças ativas, percebemos uma excelente coordenação psicomotora.

O incentivo a pintura, montar quebras-cabeças, ir ao parquinho, correr faz com que os pequenos se desenvolvam cognição com maior rapidez, já que assim eles são mais estimulados a agir.

É importante oferecer oportunidades de diversão e entretenimento que se adequem não só à faixa etária, mas que também sejam de acordo com a condição motora e intelectual de cada criança. A interação entre as crianças ajuda a desenvolver senso de coleguismo, empatia e socialização. Na Pueri Dei essa integração entre os puerinhos é realizada, respeitando as particularidades de cada um. Aqui nós visamos o bom desenvolvimento de todos!

Conheça nossa escola!

Continue acompanhando nosso blog.

Fonte: blog.saude.gov

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *