Os livros podem curar?

Já pensou como seria levar seu filho ao médico e esse profissional receitar para ele livros? Sim, isso é possível! A prescrição de livros como maneira de tratamento recebe o nome de “biblioterapia”. Por isso, abordaremos esse assunto para que você entenda o que é esse tratamento e como ele pode ajudar seu pequeno. Confira:

Esse tratamento alternativo é possível porque os livros produzem efeitos em nós. Quando os lemos é comum que fiquemos ansiosos para saber o final ou até mesmo reconfortados graças aos conselhos que a literatura nos dá. Além disso, quando lemos um livro mais de uma vez, temos a oportunidade de refletir novamente em seus ensinamentos e aprendemos novas lições. Portanto, profissionais receitam obras literárias, pois elas têm potencial para trazer grandes benefícios para a saúde mental dos leitores.

Efeitos terapêuticos?

Enquanto lemos nos identificamos com personagens, situações e ambientes, assim como durante a vida. A diferença é que os livros já tem o futuro escrito. Acompanhar início, meio e fim de uma história contribui para ampliar nossa visão de mundo. Isso porque, cada livro apresenta uma ótica sobre as experiências humanas. Essa ampliação da visão é fundamental, visto que significa estar mais aberto às diversas possibilidades! Dessa forma, aprendemos a olhar as situações de maneira mais criativa e sensível.

Os objetivos principais dos processos terapêuticos são desenvolver e estimular autoconhecimento, criatividade, flexibilidade, inteligência emocional e sensibilidade nas crianças.

Infância e biblioterapia

Essa técnica é útil para as crianças, já que elas, assim como os adultos, também vivem as histórias, se identificam com personagens, ambientes, enredos e se emocionam. Muito utilizada em crianças hospitalizadas, a prática serviu para um estudo no Hospital Pediátrico da Universidade Federal de Santa Catarina. Nessa pesquisa foi constatado que o desconforto e a dor das crianças cediam lugar para as risadas quando passagens divertidas das histórias eram lidas.

A biblioterapia é um “remédio” que pode ser usado sem receita médica! Sabendo disso, a Pueri Dei promove momentos de leitura e de descontração entre as crianças, onde as risadas invadem as salas e as histórias divertem os puerinhos.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue lendo nosso blog diariamente.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *