Importância do folclore brasileiro na educação infantil

O folclore é um tipo de saber popular que se valoriza e se perpetua por entre as gerações. Isso porque, a história do nosso grande e diverso país possui influências e tradições, advindas, muitas vezes, do próprio folclore. Ele é marcado por atributos das culturas africanas, indígenas e portuguesas e se faz presente em cantigas, lendas, provérbios e costumes populares. Além disso, ele também marca presença em brincadeiras, comidas típicas e danças.

Estudar e ter contato com o folclore brasileiro significa despertar nas crianças a curiosidade genuína a respeito dos antepassados. Ademais, essa vivência estimula o interesse pela cultura de cada região do país.

No Brasil, escritores como Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Monteiro Lobato interessaram-se pela riqueza de personagens, mitos e lendas. Isso porque, a intenção deles era registrar essas narrativas populares para posteridade. O objetivo dessas produções literárias é manter viva a história cultural brasileira e enfatizar a riqueza e a pluralidade de nossa cultura.

Benefícios do ensino do folclore

As crianças tem uma forma única de aprendizado. Por isso, elas apresentam-se, graças à curiosidade e à ingenuidade, mais abertas às novidades. Confira agora algumas vantagens de transmitir esse conhecimento para as crianças:

  • Criação da identidade cultural;
  • Desenvolvimento de sensibilidade;
  • Estímulo a inteligência e as emoções;
  • Aprendizado sobre a história de vida dos antepassados;
  • Vivência e possibilidade de discorrer sobre a diversidade.

Na Pueri Dei os puerinhos tem acesso à assuntos que englobam a cultura do nosso país!

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: escoladainteligencia

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *