Infância e manias

Todos nós, em algum momento da vida, já tivemos manias. Todos temos gestos, rituais e peculiaridades e isso é comum, desde que esse hábito não atrapalhe o andamento de nossas vidas. Apesar disso, no post de hoje falaremos sobre as manias na infância e sobre quando é preciso se preocupar com elas. Confira:

Diferença entre tique e mania?

Tiques são comportamentos repetitivos. As manias são comportamentos que as crianças ou que os adultos tem dificuldade de barrar ou controlar. Quando tratamos especificamente sobre os pequenos, precisamos ter atenção quanto a origem dessa atitude.

O que significam?

Esses comportamentos podem ser manifestados por imaturidade das crianças. Exemplos de situações que despertam ações como essas são momentos de emoções ou sentimentos que elas ainda não possuem repertório para lidar. Sendo assim, a mania é a forma que o pequeno encontrou de lidar com a circunstância para se acalmar. Além disso, essas atitudes ainda podem ser sinal de sono ou de alegria.

Quando isso passa?

Quando as crianças começam a desenvolver maiores domínios sobre seus movimentos isso muda. Isso porque, com o passar do tempo os pequenos adquirem maturidade, já que passam a conhecer melhor seus corpos, sentimentos, emoções e tem maior previsibilidade das suas ações.

Como lidar com essas manias?

Durante a primeira infância nós podemos ajudar oferecendo objetos como brinquedos, paninhos ou cobertores. Assim as crianças se sentirão mais seguras e mais no controle da situação. Uma outra estratégia é propor que o pequeno foque em outra coisa. Diálogos bem como esportes e terapias são ótimos recursos para desfazer essas situações sem que se formem traumas.

De qualquer maneira, é importante olharmos para as crianças com cuidado para que saibamos como agir em momentos como esses. A Pueri Dei se preocupa com o desenvolvimento dos pequenos como um todo.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog diariamente.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *