É bom incentivar a competitividade para crianças?

A competitividade é positiva e, ao mesmo tempo, negativa para nós. Isso porque, ela nos motiva a ter vontade de ser cada vez melhores. Por outro lado, ela pode acabar fazendo-nos valorizar apenas a vitória. Isso acontece tanto com adulto quanto com as crianças. Porém, como podemos saber até que ponto incentivar essa competitividade é bom para as crianças? No post de hoje falaremos mais sobre esse assunto. Confira:

Infância e competitividade

Durante a infância conhecemos mais sobre nós mesmos e descobrimos o mundo que nos cerca. É nesse período que construímos nossa identidade. É completamente normal que os pequenos queiram ser os primeiros da fila, os mais altos do grupo ou mesmo os melhores alunos. É algo comum buscarmos ser os melhores em tudo.

Entretanto, muito embora esse seja um processo natural, responsáveis e educadores precisam manter atenção para que essa competitividade não se torne algo negativo para as crianças.

A competitividade deixa de ser saudável?

Existe uma diferença entre se motivar e ganhar confiança para conquistar as coisas e se achar melhor do que os outros e não saber perder. Esse, portanto, é o limite entre a competitividade saudável e a competitividade tóxica.

É importante trabalhar essa independência das crianças para que o fato de não conseguir certas coisas não se torne uma frustração para os pequenos. Isso porque, a competitividade exacerbada desconsidera o outro, anula a cooperação, a empatia e a solidariedade.

Atitudes como comparar notas ou colocar como objetivo das atividades separar um “vencedor” podem gerar insegurança nas crianças. É fundamental que as crianças cresçam sabendo que o importante é o processo, não somente o caminho que conduz vitória. É nesse trajeto que elas descobrem novas habilidades e aperfeiçoam suas capacidades.

As atividades realizadas na Pueri Dei estimulam o espírito de equipe e de cooperação, visando extrair o melhor de cada puerinho.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando diariamente nosso blog.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *