Ler tirinhas e cartoons para as crianças?

As tirinhas fazem parte dos gêneros textuais mais queridos do mundo. Elas sempre transmitem para nós uma mensagem, seja ela de comédia, de drama ou de ação. Apresentar e ler tirinhas para crianças é efetivo para o desenvolvimento delas. Além disso, é útil para gerar reflexões e para render boas risadas, é claro.

Texto escrito e suas entrelinhas

Cartunistas, quadrinistas e os demais autores desse tipo de texto costumam usar recursos como ironias e metáforas visuais para citar temas presentes em nossa realidade. Essa abordagem normalmente é usada sob uma ótica completamente inusitada. Dessa forma, os escritores tiram os leitores de suas zonas de conforto e provocam reflexões e críticas. Além disso, eles ainda conseguem promover denúncias sociais importantes.

Por esses motivos, elas estão sempre presentes em livros didáticos, já que são úteis para desafiar nossas habilidades de interpretação.

Por que ler cartoons e quadrinhos para crianças?

Esses tipos de produção nos convidam a ler o que vai além do texto escrito. Neles o que verdadeiramente importa não está escrito com palavras, por isso eles são ideais para introduzir o leitor em uma temática. Além disso, cartoons e tirinhas são pontos de partidas provocadores e instigantes, já que convidam para um novo olhar sob a realidade.

As rodas de leitura da Pueri Dei possuem produções diversas, capazes de entreter, ensinar e gerar curiosidade (característica fundamental para a infância) nas crianças.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *