Existe livro adequado para cada idade?

Você já leu algum livro quando era mais novo e, ao reler, na fase adulta teve uma sensação completamente diferente? Pois é! As histórias têm esse poder de dialogar com nossa perspectiva e transcender locais, pensamentos e verdades que pensávamos serem “absolutas”.

Na realidade, a interpretação de um livro é um compilado de experiências anteriores, vivências e valores pessoais. Com o passar do tempo, tudo isso evolui. Por isso podemos interpretar um conteúdo estático de maneiras distintas. Mas a pergunta que não quer calar é: existe um livro certo para cada idade? Continue lendo o texto para saber:

Afirmar que existam livros específicos para crianças de cada idade pode ser limitante. Porém, cabe ainda ressaltar, que o aproveitamento da leitura pode ser potencializado ou não. Tudo depende do momento da vida em que a criança se encontra, se mais fechada para determinados contextos ou se não. Portanto, muito embora a literatura seja para todas as idades, particularidades de cada fase do desenvolvimento infantil tem potencial para tornar alguns livros mais atrativos.

Os livros para bebês

O bebê recém-nascido ainda não possui uma visão completamente desenvolvida. Por isso, livros que contenham alto contraste e cores são úteis para ativar e para atrair a atenção do pequeno. Durante as primeiras etapas da infância, é comum que os bebês busquem conhecer o mundo com a boca, na chamada “fase oral”. Portanto, é ideal que os livros apresentados para eles sejam resistentes e possuam recursos táteis. Dessa forma, o bebê entrará em contato com diferentes texturas e com as cores.

Os livros para crianças

Dos 3 aos 5 anos as crianças passam pela fase de aquisição de linguagem. Essa etapa envolve a escrita e a fala. Por isso, para esse momento do desenvolvimento as narrativas podem abordar temas mais elaborados, que abordem assuntos do cotidiano, moral e que promovam reflexão e autoconhecimento.

A literatura não se limita às idades das crianças. Sempre haverá aproveitamento dos conteúdos por ela apresentados. Por isso, a Pueri Dei incentiva a leitura de seus puerinhos para que eles, desde cedo, desenvolvam amor pelos livros.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *