Por que deixar as crianças brincarem na areia?

A ideia de que os pequenos irão brincar na areia pode trazer preocupações para alguns papais e mamães. Essa inquietação muitas vezes surge pelo receio da sujeira que essa brincadeira pode acabar fazendo. Apesar disso, essa atividade é importante para o desenvolvimento das crianças. Por isso, no post de hoje falaremos mais sobre esse assunto. Continue lendo o conteúdo e confira:

Areia na primeira infância

É durante os primeiros anos de vida que desenvolvemos a maior parte de nossas habilidades sensoriais. Isso porque, nos dois primeiros anos, a estrutura cerebral ainda está sendo formada. Por esse motivo, é fundamental que a criança receba diferentes estímulos texturais para ajudar nesse processo.

Importância de brincar com areia entre 3 e 5 anos

Através do lúdico as crianças começam internalizar a representação de cada coisa que se apresenta a elas. Brincar com areia nessa fase faz com que o pequeno socialize com as demais crianças e interaja com o meio. Esses jogos passam então a ser uma representação do mundo adulto para elas. Isso porque, no geral, as brincadeiras constituem uma reflexão do ambiente em que a criança vive.

Nessa atividade os pequenos tem a oportunidade de fantasiar. Isso porque, é a partir dos 3 anos que as crianças começam a brincar de “faz de conta”. É nessa brincadeira que a criança simboliza o mundo a sua volta, nomeia o que está ausente e imagina um universo paralelo de possibilidades. Na areia a imaginação não tem limites!

A Pueri Dei compreende a importância de brincadeiras na areia e proporciona essa atividade para os puerinhos.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: leiturinha

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *