Por que a educação socioemocional é importante na escola?

No ambiente escolar as crianças recebem ensinamentos que abrangem desde a educação tradicional até a educação socioemocional. A escola é um ambiente privilegiado por isso, já que nela os pequenos tem contato com os conteúdos intelectuais quanto a sabedoria emocional. Ambas serão úteis e os prepararão para a vida adulta. Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco sobre a educação socioemocional e sobre como ela funciona. Continue lendo para saber:

Novos perfis de comportamento

Com os avanços das tecnologias de informação, as crianças têm passado mais tempo usando tablets, computadores e celulares. Dessa forma, elas tendem, dia após dia, a se afastar das atividades em grupo. Portanto, isso gera um novo perfil de comportamento. Essa falta de contato com os demais acaba gerando nos pequenos grandes dificuldades para lidar com frustrações, com a necessidade de compartilhar coisas. Além disso, esse afastamento ainda prejudica a construção da empatia nos pequenos.

No que a educação socioemocional é útil?

Ela é fundamental durante o crescimento das crianças, pois busca desenvolver habilidades capazes de ajudá-las a lidar melhor com situações de conflito. Assim, ela reduz a vulnerabilidade dos alunos. Para isso, o diálogo é constantemente incentivado. Isso porque, desse modo os pequenos podem expressar anseios, frustrações e medos.

A Pueri Dei encoraja as crianças a opinar e a falar sobre sentimentos.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: escoladainteligencia

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *