É possível aprender com as crianças?

O ser humano aproveita todas as fases da vida para aprender. É comum que os pais e responsáveis se preocupem com a aprendizagem cognitiva, cultural e socioemocional das crianças, buscando sempre favorecer o desenvolvimento delas.

Os pequenos aprendem em casa, com a família e na escola também. Porém, devido aos vários afazeres que a rotina os impõe, os pais acabam não percebendo que podem, também, aprender com os filhos. Por isso, no post de hoje mostraremos como essa troca de aprendizados é possível. Confira:

A aprendizagem

A aprendizagem informal pode ocorrer de diversas formas, incluindo a observação do comportamento das pessoas que vivem ao redor. Por isso, pais e filhos que mantém relações próximas tem oportunidades de viver, juntos, tanto situações cotidianas quanto singulares. Fora isso, essa convivência, presença e diálogo ainda favorece a formação de vínculos afetivos como admiração e respeito. Ela ainda faz com que os filhos internalizem exemplos de conduta, modos de pensar e atitudes espontâneas dos pais.

Para que os responsáveis aprendam com as crianças, é preciso que tenham atenção e que estejam abertos à essa troca. Isso significa dizer que os pais devem enxergar seus filhos como pessoas mais espontâneas, que evidenciam pontos frágeis e, justamente por isso, os motiva a crescer e melhorar.

É importante ressaltar que cada um de nós é único. Por isso, alguns traços de personalidade e algumas opiniões expressadas pelos filhos durante o crescimento podem ser diferentes.

Os filhos transmitem muitos aprendizados relacionados à inteligência emocional. Isso porque, as crianças experimentam emoções, sentimentos e interações de maneira diferente dos adultos. Elas tem criatividade e curiosidade aguçadas, além de serem abertas às novas possibilidades e amizades. Os pequenos vivem com intensidade as situações e essa é uma das mais valiosas lições que nos ensinam. Em outras palavras, os pais que aprendem com as crianças se tornam pessoas melhores.

Na Pueri Dei, antes mesmo de aprender, seu tesouro trás vários ensinamentos.

Conheça nossa escola!

Ademais, acesse diariamente nosso blog.

Fonte: escoladainteligencia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *