Na educação infantil, estimular os sentidos é fundamental. Isso ajuda a aguçar o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Com simples atividades que já fazem parte do universo escolar podem auxiliar nessa tarefa.

O contato com a tinta proporciona experiências distintas daquelas que os pequenos já estão acostumados. De acordo com estudos, brincadeiras com tintas tendem a ser uma boa maneira de os pais e profissionais da educação infantil estarem mais próximos da criança.

Confira alguns benefícios dessa atividade relaxante e divertida:

1- Aumento da habilidade motora

A preocupação de muitos papais e mamães é a sujeira que essa brincadeira pode causar na hora da diversão. Entretanto, duas opções simples e úteis para resolver esse impasse são: forrar a mesa e o chão com um plástico ou com jornais velhos.

Ao manipular os pincéis para traçar desenhos no papel a criança desenvolve a coordenação motora fina. Essa coordenação compreende o ato de “pinçar” com os dedos para dar estabilidade ao pincel. Esse movimento é essencial na vida escolar das crianças.

2- Desenvolvimento da sensibilidade

Os estímulos proporcionados pela pintura promovem o contato com o novo, de conhecer as texturas e formas durante os exercícios. Dessa forma, o contato com a pintura é um meio de expressão, que permite grandes experiências sensoriais.

3- Conhecimento das cores

A mistura das tintas ocasiona o surgimento de uma nova cor, que pode ser desconhecida pela criança. Por isso, é importante as incentivar a serem curiosas com a perguntinha comum: “Que cor é essa?”
Muitas vezes a criança acha interessante também a reação da água ao entrar em contato com o pincel sujo de tinta, já que isso é algo novo que desperta a imaginação.

Na Pueri Dei valorizamos as pequenas descobertas e incentivamos o desenvolvimento por completo do seu filho. Dessa forma, com atividades divertidas, diferenciadas e estimulantes, nós proporcionamos a ele as melhores experiências na infância.

Venha conhecer a nossa escola.
Continue acompanhando o nosso blog.

Fonte: vix, portaldaeducação

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *