Como controlar a autocobrança e o medo de errar em crianças

A busca pela felicidade e pela realização das crianças é o objetivo central da educação, realizada em parceria com a família, a escola e a sociedade. Mas, a busca por esses propósitos pode acabar se tornando uma obsessão.

Por isso, no post de hoje falaremos sobre algumas estratégias úteis para minimizar essas dificuldades durante o desenvolvimento infantil. Confira:

Valorize diferenças

Cada um de nós é único. Por esse motivo, a comparação pode acabar representando certa violência enquanto damos nossos primeiros passos rumo a formação de quem somos. Portanto, não compare as crianças. Descubra as potencialidades de cada uma e permita que cada uma delas se expresse da maneira que preferirem.

O ato de estimular a realização de atividades em grupo, de forma a favorecer ocasiões para lidar com diferenças como jogos de estratégia. Nessas brincadeiras há um único objetivo e muitas personalidades e perfis para serem gerenciados.

Naturalize o erro

Os erros fazem parte do processo de aprendizagem e as repetições são importantes na construção da autoconfiança. Por isso, construir a mentalidade das crianças dentro da concepção de que o caminho é o que importa e não os resultados. Esse passo é importante para construir a autoconfiança.

Em casa e na escola é fundamental que a criança seja estimulada para perceber a magia dos processos criativos. As diferenças e as realizações precisam ser valorizadas sempre.

Na Pueri Dei seu filho só tem a crescer, reconhecendo suas fraquezas e aperfeiçoando-as diariamente.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue lendo nosso blog.

Fonte: escoladainteligencia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *