Espetáculo de música e o desenvolvimento infantil

A música é a arte mais completa. Isso porque, ela é capaz de nos levar à outras dimensões. Para além disso, a música ainda tem o poder de proporcionar momentos de reflexão, extremamente úteis no processo de autoconhecimento. Com seu ritmo ela ainda nos estimula a movimentar o corpo, que é fisicamente e mentalmente conquistado pelos sons.

Engana-se quem pensa que isso tudo só se manifesta em nós quando atingimos a adolescência ou a fase adulta. Isso porque, a música tem esse efeito no ser humano desde a infância. Portanto, os espetáculos musicais cumprem um importante papel para o desenvolvimento das crianças. Confira alguns deles abaixo:

Promoção de autoconhecimento

Participando (ativa ou passivamente) de espetáculos tendo contato com representações de diferentes personagens, enfrentando desafios inéditos e ganhando consciência da própria voz, as crianças passam a se conhecer melhor. Dessa forma, afirmam suas próprias personalidades. É também através do teatro que os pequenos observam e interagem por meio de atividades com aquilo que gostam ou não gostam de fazer, ganhando mais segurança emocional.

Desenvolvimento do vocabulário e da fala

O cantar colabora para o desenvolvimento da habilidade da fala e proporciona o ganho de vocabulário. A agilidade de raciocínio lógico e a capacidade de concentração também são estimuladas durante espetáculos. As crianças ficam mais atentas e focadas, o que facilita o aprendizado de novas palavras.

Estímulo à sociabilidade

Ao assistir ou interpretar uma personagem, a criança tem a oportunidade de entender a personalidade, os medos e as dificuldades que aquele protagonista enfrenta. Dessa forma, ela passa a se posicionar sob perspectivas diferentes, adquire tolerância e empatia, além de ter sua capacidade de sociabilização potencializada. Essa última vantagem auxilia também o desenvolvimento do vocabulário dos pequenos.

Os espetáculos musicais só oferecem benefícios e muita diversão para as crianças. Por isso, na semana dos puerinhos, nossos tesouros terão contato com muitas músicas e animação com o Tio Samir!

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog diariamente.

Fontes: infoescola, olharconceito, novosalunos, musiartes

Imagem: freepik

1 responder
  1. IPTV Smarters Pro
    IPTV Smarters Pro says:

    Absolutamente fascinante! Este post é um tesouro de
    informações, apresentado de forma clara e envolvente.
    Parabéns pelo trabalho excepcional, é inspirador e
    enriquecedor. Continuem compartilhando conhecimento
    valioso como este!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *