Como trabalhar a memória na educação infantil? Conheça 7 dicas!

Quem trabalha ou cuida de crianças pode ficar na dúvida de como trabalhar a memória na infância. Antes de tudo, é importante destacar que a mente funciona como um músculo: ela precisa ser estimulada!

Para isso, existem vários exercícios específicos que ajudam nesse desenvolvimento — e não precisam ser atividades chatas! Pelo contrário: dá para se divertir e, ao mesmo tempo, trabalhar a memória. Vamos ver como isso funciona!🥰

Afinal, como trabalhar a memória das crianças?

O desenvolvimento das crianças tem diversas particularidades. E estimular diferentes áreas, como a memória, é mais fácil do que você pode imaginar.

São diversas atividades — já presentes no dia a dia dos pequenos — que ajudam a construir uma memória de elefante. Acompanhe.

1. Jogo da memória

Este jogo já é um clássico muito divertido que faz sucesso entre as crianças. Além de ser uma forma superlegal de estimular a memória, vocês podem escolher um jogo com diferentes imagens (que podem ser de desenhos animados) ou até reinventar a brincadeira e fazer o próprio jogo em casa, com números ou continhas matemáticas, por exemplo.

Outra ótima ideia é escolher jogos de tabuleiro🎲 que estimulam a lembrança e, ao mesmo tempo, desenvolvem outras áreas do cérebro da criança, como: raciocínio rápido, resolução de problemas e elaboração de questionamentos.

2. Lembrar o dia

Também é possível treinar a memória das crianças sem precisar de um jogo. Uma boa sugestão é combinar com elas que, toda noite antes de dormir, vocês vão contar como foi o seu dia, relembrando tudo o que aconteceu.👀 Além de ser um bom exercício de memória, o momento funciona para viver de novo as boas emoções do dia e fortalecer o vínculo entre vocês!

Durante a conversa, aproveite para perguntar sobre os sentimentos que apareceram em cada situação inusitada. Isso vai ajudar a criança a se autoconhecer e também dar nome às suas emoções.

3. Cantigas

Além de serem importantes fontes de folclore e diferentes culturas, as cantigas🎵 estimulam a criatividade, a imaginação e a memória das crianças com danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar! Então, que tal relembrar e compartilhar com seu pequeno as que são suas favoritas?

Ah! Sabia que as cantigas folclóricas também são ótimas para ajudar na compreensão das palavras e sons? Pois é! Por causa disso, elas abrangem diferentes níveis de desenvolvimento das crianças.

4. O que tinha aqui?

Essa é uma atividade simples, mas bem divertida!⭐ Para começar, basta colocar vários objetos em cima da mesa e pedir para que seu pequeno observe por um tempo os objetos com atenção.

Depois, retire todos os objetos da mesa e peça para a criança dizer quais objetos estavam lá. Ah! Para deixar a brincadeira mais desafiadora, você também pode recolocar os objetos na mesa, deixando um ou dois de fora para que eles tentem descobrir qual(quais) objeto(s) não está(estão) ali.

5. Contar histórias

Ler para uma criança é uma ótima atividade para trabalhar a memória. Se você quer dicas para contar histórias, aqui vai uma: use e abuse dos sons quando estiver contando uma história para a meninada. Faça gestos para incentivar a imaginação 🤸 e também a fixação.

Depois que contar a história, peça para a criança destacar os principais momentos ou para recontar tudo o que ouviu do seu jeitinho.

6. Incentivar a leitura

leitura compartilhada 📖 também é uma ótima maneira de trabalhar a memória na infância, já que diversas outras áreas do cérebro são trabalhadas.

Nesse momento, você consegue criar um vínculo com os pequenos, além de ajudá-los nas palavras mais difíceis. Isso também é memorização!

7. Atividades e brincadeiras que ajudam a memória

Além das atividades já citadas, saiba que existe uma série de exercícios simples que ajudam inclusive no desenvolvimento da memória de longo prazo, como exercícios físicos, jogos de adivinhação e até mesmo pequenos desafios, tais como lembrar o endereço dos avós, da escola ou das ruas próximas de casa.

O importante é não fazer dessas atividades algo chato ou que demande um grande esforço. Lembre-se de que é sempre possível inovar e simplificar a vida!😉

1 responder
  1. Tiago Nunes
    Tiago Nunes says:

    Que conteúdo incrível! Rico em detalhes e extremamente
    envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
    material apresentado, é inspirador e esclarecedor. Este post
    é uma verdadeira fonte de conhecimento e merece
    destaque!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *