4 formas de ensinar a criança a manter a calma

A capacidade de manter a calma é uma habilidade fundamental em nossas vidas. Crianças nervosas podem acabar prejudicando o relacionamento da família como um todo. Além disso, o estresse pode influenciar também as amizades e os comportamentos do pequeno fora de casa. Por isso, no post de hoje vamos te dar algumas dicas para ajudar a criança a se acalmar. Confira:

Incentive a conversa

Estimule a criança a verbalizar a raiva usando frases como: “eu me sinto zangado quando você não me deixa brincar até tarde”. Isso porque, expor as emoções é algo saudável e benéfico para qualquer pessoa. Quando ela disser como se sente, busque entender e ser empático. Apesar disso, em algumas situações é interessante dar espaço para o pequeno entender o que está sentindo.

Cante uma música

Em momentos em que o pequeno estiver muito nervoso, incentive-o a cantar uma música. Isso porque, dificilmente ficamos chateados enquanto cantamos. Além disso, há ainda a opção de assobiar uma canção, que também ajuda a acalmar.

Faça outra atividade mais calma

A tarefa de disciplinar a criança pode ser complexa se ela estiver muito estressada. A melhor opção é oferecer-lhe uma atividade mais calma como ler um livro ou mesmo montar um quebra-cabeça. É interessante incentivar a realização dessas opções de distração antes que o pequeno se estresse, pois elas podem evitar esse sentimento.

Contar para se acalmar

Uma técnica legal para ensinar o pequeno a controlar a raiva é convidando-o a fazer uma contagem regressiva. Além de ajudar a acalmá-lo, essa atividade ainda exercitará outros aprendizados dele.

A Pueri Dei estimula os puerinhos a falar sobre sentimentos.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: paisefilhos

Imagem: freepik

1 responder
  1. Richard Franco
    Richard Franco says:

    Estou impressionado com a profundidade deste texto!
    Abordagem perspicaz e informações valiosas tornam a
    leitura envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
    conteúdo apresentado. Este artigo é uma verdadeira fonte
    de inspiração e conhecimento.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *