4 benefícios que a música traz no desenvolvimento infantil

A música possui uma função importante na vida das pessoas. A infância é um período em que o ser humano aprende as coisas com uma grande facilidade. Durante essa fase, tudo o que é apresentado para as crianças pode ser aproveitado se usado corretamente.

Com a música não é diferente. Ela pode trazer muitos benefícios para as crianças. Além de ser uma atividade relaxante e divertida, o que facilita ainda mais o processo de aprendizagem.

Ademais, já faz algum tempo que a música vem sendo apontada como uma impulsionadora do desenvolvimento infantil. Isso porque, ela colabora para que os pequenos possam desenvolver as habilidades de comunicação, socialização e segurança emocional. Além disso, ela proporciona a criação de expressão e de consciência corporal.

Nós separamos alguns dos benefícios que a música pode trazer para o crescimento do seu filho, confira:

1) Desenvolvimento da Linguagem

Na infância, principalmente no período de alfabetização, ter contato com as palavras é primordial. A música é uma excelente aliada nesse processo. Além de enriquecer o vocabulário, ela auxilia no desenvolvimento da dicção das palavras e também potencializa o aprendizado de outros idiomas.

2) Memória

A memória das crianças também é desenvolvida com o contato com a música. Quando as crianças precisam aprender a letra de uma canção, o cérebro exercita a memória sequencial, para tocar alguma música ou afinar algum instrumento também é necessário se lembrar do som na nota.

3) Foco

Para trabalhar com música é preciso de concentração, principalmente para lembrar a letra de um música ou o acorde de um determinado instrumento. Além disso, muitas crianças apresentam melhora na concentração depois que começaram a entrar em contato com a música.

4) Coordenação Motora

Quanto nascemos não temos nenhuma habilidade motora desenvolvida, isso dá para notar pelo modo como os pequenos se movimentam. Nós a adquirimos por meio da prática ao longo da vida. O ato de pegar um instrumento, dançar ao som de uma música facilitam esse processo.

Nós da Pueri Dei conhecemos todos os benefícios que a música pode oferecer no desenvolvimento dos puerinhos. Por isso, oferecemos aulas de música para que eles possam se divertir e aprender ao mesmo tempo.

Continue acompanhando o nosso blog!

Fontes: Pais e Filhos, Escola da Inteligencia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *