Raiva: como ensinar as crianças a lidar com sentimentos?

Atitudes como raiva, gritos e crises de choro são comuns durante o crescimento das crianças. Esses comportamentos e essas alterações de humor podem acontecer de uma hora para a outra. Apesar de serem corriqueiros, esses sentimentos de raiva podem causar problemas e impactar várias áreas da vida dos pequenos. Por isso, no post de hoje daremos algumas dicas para te ajudar a lidar com as crises de raiva da melhor maneira possível.

Planeje suas atitudes

Você não sabe quando uma crise acontecerá, mas como um adulto que compreende seus próprios sentimentos você pode rever seu modo de agir na frente da criança. Por isso, aprenda com cada dificuldade vivenciada e estruture sua maneira de agir, de forma amorosa, porém firme.

Não espalhe a raiva

Ao conversar com a criança, procure manter a autoridade, de maneira amigável. Na maioria das vezes, as ações e os modos de expor sentimentos utilizados pelas crianças são fruto da imaturidade comum à fase de desenvolvimento delas. Por isso, converse e ajude-a a se expressar e a “definir” os sentimentos quando ela se acalmar.

Diferencie sentimentos e comportamentos

Os sentimentos de raiva, tristeza e angústia são válidos, mas os maus comportamentos, não. Sendo assim, não deixe de evidenciar para a criança que você não está rejeitando os sentimentos dela. Mostre sempre, com explicações calmas e simples, que o que é indesejado no momento é o comportamento irracional.

A educação socioemocional é fundamental para gerar crianças emocionalmente conscientes. Nós da Pueri Dei valorizamos os sentimentos dos puerinhos e buscamos diariamente entendê-los e respeitá-los mais e mais.

Conheça nossa escola!

Continue acessando nosso blog.

Fonte: escoladainteligencia

2 respostas
  1. Smart TV IPTV
    Smart TV IPTV says:

    Que descoberta maravilhosa! Este artigo é uma joia de
    conhecimento, com uma abordagem profunda e
    envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
    conteúdo, é inspirador e informativo. Continue elevando o
    padrão com seu trabalho brilhante!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *