Como estimular a coordenação motora?

Os movimentos que realizamos em nosso dia a dia são quase intuitivos. Desde quando os bebês estão na barriga, eles utilizam os movimentos para se expressarem. Isso porque, antes de recebermos aprendizados, realizamos movimentos como engatinhar, colocar objetos na boca, e até mesmo pegar os pezinhos.

Dessa forma, podemos inferir que a coordenação motora abrange nossa capacidade de realizar movimentos. Essas capacidades podem ser classificadas em duas fases: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa.

Coordenação motora fina

Na coordenação motora fina a criança desenvolve e controla suas habilidades e movimentos delicados. Ela exige muito mais da criança, pois nela é possível aperfeiçoar os movimentos manuseando pequenos objetos. Por isso, para estimula-la é possível realizar atividades como desenhar, pagar um lápis, pintar desenhos dentro das margens, seguir traços pontilhados, recortar e muito mais. todas as tarefas que abrangem a necessidade do movimento conhecido como “movimento de pinça” colaboram para o desenvolvimento.

Coordenação motora grossa

Na coordenação motora grossa a criança tem a oportunidade de desenvolver e de controlar suas habilidades mais primárias. Nela os pequenos buscam e aperfeiçoam o equilíbrio andando, correndo, engatinhando, subindo, descendo e outros estímulos naturais do ser humano.

Brincadeiras lúdicas colaboram, e muito, para o aperfeiçoamento da coordenação motora das crianças. Dentro de sala de aula também é possível desenvolver e melhorar essas capacidades.

Nós da Pueri Dei entendemos a importância do desenvolvimento de coordenação motora e estimulamos os puerinhos com nossas atividades!

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acompanhando nosso blog.

Fonte: colegioweb

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *