Como aproveitar as férias escolares para se conectar com a sua criança?

É julho! As férias escolares estão chegando! Você consegue se lembrar de como eram as expectativas sobre as suas férias escolares no tempo em que você estudava? Depois de um semestre estudando a gente queria tempo para brincar, correr livre, aproveitar os dias sem os compromissos escolares. Não é diferente com os nossos pequenos e pequenas.

As férias poderão ser um ótimo momento de qualidade para vivenciar algumas aventuras com os nossos filhos e as nossas filhas. Alguns pais conseguem tirar férias do trabalho no mesmo momento das férias escolares de suas crianças. Isso é maravilhoso, pois faz com que as crianças passem um tempo privilegiado e precioso com os pais. Mas pais, não esqueçam que estar de férias com as crianças é criar um repertório criativo de cuidado nesse período. As memórias criadas na infância são levadas pelo resto da vida. Assim, esses momentos serão guardados pelos nossos pequenos. Aí, pai, não pode haver monotonia nesse período. E você pode criar esse programa de férias com a sua criança. Pergunte a ela o que ela quer fazer nos dias de férias. Negocie! Dialogue! E aí, é só aproveitar!

Também é sabido que há pais que não conseguem, por diversos motivos conciliar as férias escolares com as de seus filhos ou suas filhas. Dessa forma, como nas férias abrimos algumas concessões aos nossos pequenos como, por exemplo, dormir mais tarde neste período, é possível chegar em casa e aproveitar o tempo brincando com as crianças. Aí, com criatividade é possível aproveitar esse momento. Realizando cinema em casa; contação de história, leitura coletiva, entre outras atividades.

Como fazer isso? Vamos a algumas dicas importantes para organizar as férias escolares:

  1. Esteja atento ao tempo de qualidade com a sua criança. Tempo de qualidade pode ser exercido em momentos diferentes, como dito acima;
  2. Faça um roteiro de brincadeiras. Afinal de contas, ninguém quer brincar das mesmas coisas todos os dias;
  3. Alterne entre brincar em casa, levar a criança a praça, brincar com elas em parques públicos. Nesse momento, a criança quer sentir-se livre. Vivenciar essa liberdade com o papai é bonito demais!
  4. Em um dos dias das férias, convide os colegas da sua criança para uma atividade em conjunto em casa com ela. Certamente, vai ser um momento muito festivo para ela. Prepare um lanchinho, deixe-os desfrutar juntos desse momento. E esteja por perto para monitorar! Convide os pais dessas crianças também para esse momento. Faça desse encontro um encontro de pais e filhos. Isso pode ser maravilhoso para você, pai! Se não couber na sua casa ou você não se sentir confortável para chamar um grupo grande, você pode fazer um piquenique ao ar livre, num parque! Já imaginou como pode ser bonito somente os pais com seus filhos num parque fazendo um lanche, brincando e aproveitando esse momento;
  5. Tente fazer, ao menos, uma atividade nova com a criança durante as férias. Lembre-se, pai, férias é o momento de colecionar boas lembranças na memória de nossos pequenos e na nossa, também!

E agora? Quando você ler esse texto, mesmo que as férias já tenham chegado, te aconselho a planejar os próximos momentos! Pegue uma caneta e um papel ou o bloco de notas do seu telefone, chame a sua criança e mãos a obra!

  • Converse com a criança. Pergunte a ela sobre suas expectativas sobre as férias;
  • Veja o que ela gostaria de fazer com você nesse período;
  • E você, pai, o que gostaria de fazer com ela? Pense no que quer deixar na memória da criança nesse período;
  • Negocie com o seu pequeno!
  • Se você não puder tirar férias em conjunto com a criança, os finais de semana e as noites (entre segunda e sexta-feira) para estar com ela.

Desejo que sejam férias íncríveis! Aproveitem!

Ah! Uma dica, pai: escreva um diário de férias! Será lindo compartilhar isso com a sua criança!

Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *