Como ensinar a criança a respeitar os mais velhos?

É comum ouvirmos os pais falarem para as crianças: “respeita a vovó, ela é mais velha do que você…”. No lugar de “vovó” podemos falar “a mamãe”, “o papai” ou “o titio”. Fato é: os pequenos precisam respeitar as pessoas mais velhas. Desde muito cedo os ensinamos isso à eles. Mas, o que significa respeitar os mais velhos?

O que é respeito?

De acordo com o dicionário, respeito é um sentimento que leva alguém a tratar outras pessoas com atenção, consideração e reverência. Obediência e submissão também fazem parte do significado de “respeito”. No senso comum, respeitar os mais velhos significa saber ouvir e obedecer os conselhos dados por eles, já que tem mais experiência de vida.

Como tratar alguém com respeito?

Uma das melhores definições dessa palavra é: saber ouvir e dar atenção. Nós, adultos, costumamos confundir “respeito” e “obedecer cegamente os desejos dos outros”. Por isso, quando as crianças questionam, acabamos dizendo que elas estão deixando de nos respeitar. Agora, se respeito é saber ouvir, como podemos ensiná-las a ouvir?

A resposta para esse questionamento é simples: ouvindo-as! Grande parte do aprendizado das crianças advém da observação daquilo que fazemos. Por isso, precisamos ouvi-las. Precisamos que elas se sintam seguras para falar, para que se sintam verdadeiramente escutadas.

Respeito: uma via de mão dupla

Cobramos e ensinamos as crianças sobre o respeito, mas em alguns momentos acabamos não as respeitando. Quando as impedimos de falar ou de expressar o que sentem (mesmo que seja chorando), estamos as desrespeitando. Portanto, precisamos ficar atentos para colocarmos o respeito em prática sempre, para sermos respeitados também.

Então, é fundamental ensinarmos esse valor para as crianças, para que elas respeitem os coleguinhas, as professoras, os porteiros da escola, os responsáveis, os familiares e os vovôs e vovós. Não por serem mais velhos ou mais novos, mas porque todos merecem ser respeitados. Todo mundo merece ter opiniões, preferências e ideias respeitadas.

Toda a equipe da Pueri Dei promove, diariamente, o respeito nos puerinhos.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acompanhando nosso blog.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *