Como ler para uma criança: dicas e benefícios da leitura

Nos últimos anos, os adultos passaram mais tempo em casa, aproveitando cada instante com seus filhos. Momentos para jogar, brincar, ver filmes e, claro, ler para uma criança. A leitura em família é um dos maiores presentes que pais, mães e responsáveis podem oferecer para os pequenos e pequenas. Contudo, você sabe como ler livros com uma criança?🤔

Se você também quer saber como mergulhar nos livros para crianças e viver momentos inesquecíveis em família, descubra algumas dicas a seguir. Acompanhe!

A importância da leitura na infância

Diversos estudos mencionam os benefícios da introdução de crianças e adolescentes no universo da leitura compartilhada, já que essa prática pode contribuir para o desenvolvimento saudável.

São muitas as vantagens colhidas pela leitura infantil logo nas primeiras semanas de vida de um bebê.👶Entre as principais, estão:

  • Criação de laços de afeto e proximidade com pais, mães e responsáveis;
  • Desenvolvimento cognitivo e incentivo à imaginação e à criatividade;
  • Estímulo à aprendizagem da linguagem, expressões e alfabetização;
  • Expansão do vocabulário e maior compreensão e interpretação de textos variados;
  • Contribuição para o desempenho escolar;
  • Ampliação da percepção de mundo;
  • Fortalecimento do sentimento de empatia.

Vale lembrar que todas essas situações podem ser ainda mais observadas com o passar do tempo, conforme as crianças crescem. Afinal, quanto maior a exposição dos filhos à literatura e a compreensão sobre a importância da leitura, mais visíveis serão esses benefícios!📚🌈

Além de trazer relaxamento e muita diversão, ler para uma criança proporciona à família um momento para exercitar a fantasia e o faz de conta. Nesse sentido, a leitura compartilhada fortalece os vínculos familiares. 👨‍👩‍👧‍👦

E essa prática pode ser incentivada a partir da leitura dos pais com a criança, e também do contrário! Isso porque o pequeno leitor também pode ser incentivado a fazer a leitura para os mais velhos. Legal, não é mesmo?

Nesse sentido, a leitura dá às crianças o protagonismo que necessitam para se desenvolver de forma segura e saudável. Sem contar que elas podem sentir um enorme prazer em ser os anfitriões da leitura do dia!📖

👉 Encontre o livro “Olha! Eu já sei ler: Puxe e Aprenda” na Loja Leiturinha.

Dicas de como ler para uma criança

Existem várias maneiras de estimular o hábito da leitura para uma criança, incentivando-a a conhecer coisas novas, sejam histórias emocionantes, engraçadas ou inspiradoras! Na sequência, você confere algumas sugestões práticas de como ler livros para uma criança, criando um momento ainda mais especial.😍

Cada fase do desenvolvimento infantil é uma etapa diferente. Assim, confira a seguir dicas, sugestões e formas de abordagem para a mediação de leitura de acordo com cada faixa etária.

Do nascimento aos 2 anos

Mesmo ainda na barriga da mãe,👶 o bebê já consegue ouvir sons externos. Inclusive das pessoas que mais interagem com ele, como a própria mãe, seu pai, avós e irmãos! Por isso, mesmo antes do nascimento, é possível ler para os bebês! Em seguida, é fundamental que os responsáveis já criem uma rotina de leitura e de contação de histórias para o recém-nascido.

Aos poucos, conforme a criança vai crescendo, a interatividade com histórias pode aumentar gradativamente. Nesse sentido, livros com fotografias, imagens e desenhos de cidades, objetos e situações do cotidiano, além de reprodução de sons de animais são formas de estimular a criatividade e a imaginação.

Ainda, livros interativos para crianças📚 são outro importante estímulo. Com esses, as crianças poderão não só ver as ilustrações como sentir diversas texturas e cheiros, promovendo a exploração sensorial. Um verdadeiro ver com as mãos!

Dos 3 aos 5 anos

Essa é a idade dos porquês e das infinitas repetições das mesmas histórias, não é mesmo? Os pais, mães e responsáveis devem aproveitar isso da melhor forma possível, incentivando-os a ler e a contar as histórias de que mais gostam muitas e muitas vezes!

Após ler para uma criança, o adulto também pode pedir para ela ler para eles: seja contando a mesma história a partir de sua imaginação, ou, ainda, interpretando trechos da história lida como se fosse uma apresentação teatral.🎭 Deixe a criatividade rolar!

Além disso, a interatividade com os livros para crianças deve acontecer aos poucos e de forma lúdica. Assim, a criança vai percebendo que as histórias também podem ser contadas e narradas de outras maneiras, utilizando diferentes vozes e entonações, por exemplo. É uma leitura compartilhada super gostosa!

Dos 6 aos 8 anos

Nesta fase, a criança já está sendo alfabetizada e compreendendo melhor o mundo que está ao seu redor. Portanto, essa é uma excelente oportunidade para os adultos começarem a abordar temas importantes e mais complexos, como a diversidade, a sustentabilidade e a cidadania a partir da leitura infantil.🌏🗣️

➡ Aqui, o incentivo e o encorajamento à leitura em voz alta é muito importante. Afinal, a leitura compartilhada de livros para crianças é um valioso instrumento de aprendizado e compreensão das histórias! Dessa maneira, é essencial ler para uma criança, mesmo que ela já tenha autonomia suficiente para fazer essa atividade sozinha.

A partir dos 9 anos

Conforme a criança vai crescendo👦🧒, é imprescindível que os adultos introduzam histórias que tenham mais proximidade com a sua realidade. É o caso de temas como a adolescência, a amizade, a escola e muito mais. Apesar de serem alfabetizadas, a preocupação agora é com relação à interpretação, compreensão dos textos e visão de mundo!💬

Lembre-se sempre de que um adulto que teve bastante contato com a leitura durante sua infância, terá grandes chances de ser um cidadão mais crítico e consciente de suas responsabilidades — sobretudo em relação ao coletivo. Assim, ler para uma criança auxilia na sua formação por toda a vida!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *