Mitos e verdades: cólica dos bebês

Já que o sistema gastrointestinal dos bebês ainda está em desenvolvimento, eles costumam sofrer frequentemente com a cólica. Esse é um mal-estar causado pela formação de gases. Ele provoca crises de choro que deixam os pais preocupados. O problema é tão corriqueiro que motivou a disseminação de diversos mitos e verdades, principalmente em relação aos modos de acalmar os bebês. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre alguns mitos e verdades. Confira:

Todos os bebês têm cólicas

Mito. Nem todas as crianças sofrem com essas dores durante os primeiros meses de vida. Alguns pais podem se preocupar frequentemente com essa condição nos bebês, enquanto outros podem passar o desenvolvimento do pequeno inteiro sem se preocupar com cólicas ou incômodos gastrointestinais.

As cólicas começam logo após o nascimento

Mito. Entendemos como “recém-nascidas” as crianças que tem até um mês de vida. Entretanto, os bebês têm cólicas apenas do primeiro mês até completarem três meses.

Alimentação da mãe influencia a cólica dos bebês

Verdade. Por esse motivo, os pediatras sugerem que as mães que amamentam tenham uma rotina alimentar mais saudável e equilibrada. Isso porque, quando ingeridos em excesso, alimentos estimulantes (como achocolatados e cafeína) podem influenciar na produção do leite e ainda provocar cólicas nas crianças. Evitando essas comidas, a digestão dos bebês será facilitada. Assim, a evacuação do bebê fluirá melhor.

Exercícios com as pernas aliviam a dor

Verdade. Isso porque, esses exercícios ajudam a eliminar os gases acumulados. A primeira técnica é basicamente dobrar as perninhas da criança de maneira alternada em direção ao abdômen, como o movimento que se faz enquanto pedala. A segunda atividade recomendada é dobrar e esticar repetidamente as penas do bebê em direção à barriga.

A nutricionista da Pueri Dei auxilia dos papais e as mamães para que os puerinhos tenham uma boa rotina alimentar, livre de incômodos.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: gauchazh

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *