Lições para as crianças sobre tolerância

Atualmente vivemos em contato com diferenças a todo tempo, seja na escola, na rua ou entre os familiares. Conhecemos e convivemos com pessoas sempre! Por isso, é fundamental que ensinemos as crianças a respeitar as diferenças. Confira abaixo 3 maneiras de ensinar sobre tolerância para os pequenos:

Evite destacar as semelhanças entre as pessoas

Quando ressaltamos e elogiamos as pessoas apenas por terem escolhas e opiniões semelhantes, as crianças podem assimilar que o ideal ser parecido com alguém. Portanto, tenha cuidado ao ressaltar e falar sobre as diferenças. Busque sempre deixar claro que, além de naturais, elas são positivas para o equilíbrio entre as pessoas. Além disso, ouvir e conhecer o mundo com o olhar dos outros é uma ótima maneira de ampliar horizontes.

Incentive a empatia

A habilidade de se colocar no lugar dos outros é uma qualidade e tanto. Nos colocando no lugar da outra pessoa, conseguimos entendê-la melhor e respeitar suas escolhas. Por isso, é interessante que estimulemos essa habilidade nas crianças.

Respeite a criança como ela é

O primeiro passo para ensinar e falar sobre tolerância e respeito é respeitando as crianças. Portanto, busque, sempre que possível, respeitar as escolhas dos pequenos. Entretanto, aproveite para ensiná-lo que o respeito é uma via de mão dupla.

A Pueri Dei ensina as crianças, diariamente, maneiras de respeitar e tolerar as diferenças.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog diariamente.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *