Cada criança tem seu tempo

Tenho certeza de que você já ouviu essa frase: cada criança tem seu tempo🕗 É verdade, cada criança é única e se desenvolve à sua maneira.

Comparações normalmente fazem mal e podem gerar muita ansiedade nos pais e na família quando começam, e, daqui alguns anos, não fará muita diferença se a criança andou com 9 meses ou 1 ano, se falou a primeira palavra antes ou depois do primo, ou se aprendeu a ler antes de todas as crianças da classe.

O tempo conectado ao desenvolvimento infantil

Todas as vezes que falamos que cada criança tem seu tempo, devemos pensar um pouquinho sobre o desenvolvimento infantil e em como ele se dá nos aspectos físicos (motor e cognitivo) e emocionais (social).

É claro que existem fatores externos que podem influenciar o desenvolvimento da criança, como por exemplo:

  • O ambiente em que ela vive;
  • O contexto familiar;
  • A quantidade de estímulos que ela recebe.

No entanto, existem marcos de desenvolvimento que são estabelecidos pela ciência e que ajudam pais e profissionais a se orientarem e identificarem os ganhos da criança e o que ainda precisa ser estimulado.

Esses marcos são comportamentos e habilidades esperados para cada faixa etária, com uma janela de tempo em que normalmente ocorrem: sentar-se, engatinhar, brincar sozinho, andar, falar, ir ao banheiro, pedir ajuda, ler, escrever e se relacionar com os outros, entre outros.

O tempo de cada criança pode variar um pouco, mas esse tempo não deve ser indeterminado.

E se meu filho não apresentar as aquisições esperadas para a idade?

Calma, isso não necessariamente é um atraso. Muitas vezes a criança só precisa ser estimulada de uma maneira diferente e logo se desenvolve conforme o esperado.

No entanto, é importante estar atento e acompanhar de perto esse tipo de situação e, na dúvida, vale a pena buscar orientação de um profissional especialista para esclarecimentos. Muitas vezes o medo de receber um diagnóstico impede que o tratamento adequado comece de maneira mais rápida. Os pais, a família, a escola e os pediatras podem ajudar a identificar um possível atraso e buscar ajuda.

É muito importante lembrar que, no caso de uma criança com algum tipo de transtorno ou síndrome, o diagnóstico e a intervenção precoce são fundamentais para o seu desenvolvimento adequado.

Saber como ajudá-la pode ser o fator decisivo para que ela cresça e atinja todo o seu potencial!

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