A escola como primeiro contato da criança com o mundo

Você também acredita que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo? Para muitos, independente da idade em que os pequenos e pequenas iniciam a educação formal, é na escola que eles terão o primeiro contato com a vida em sociedade. Afinal, é nesse espaço que as crianças estabelecem suas primeiras relações sociais, para além do núcleo familiar. Pensando nisso, vamos conversar sobre esse assunto? Acompanhe o texto a seguir e entenda essa afirmação! 👩‍🏫❤️

 

Por que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo?

“Família e escola têm deveres diferentes e complementares na vida de meninas e meninos. A família é o lugar do cuidado e de aprendizagens não curriculares, dentro de um ambiente privado. A escola é o lugar da aprendizagem curricular e é o principal espaço público em que o estudante interage com outras pessoas, socializa e aprende.” (UNICEF)

A escola é um espaço importantíssimo, que permite que as crianças vivam novas experiências, conheçam outras visões de mundo e façam suas próprias descobertas, para além do mundinho ao seu redor. Assim, o ambiente escolar tem o poder de transformar e expandir a realidade dos pequenos e pequenas. Inclusive, para além do seu contexto familiar.

Na escola, as crianças não apenas aprendem novas habilidades e competências, mas exercitam os aprendizados. 💪🧠 Ou seja, é um espaço para estudar, treinar e aperfeiçoar seus conhecimentos, suas capacidades e até seus talentos.

Além disso, vale lembrar que a escola também é fundamental para identificar transtornos de desenvolvimento (como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou autismo) e/ou de aprendizagem (como a dislexia), podendo encaminhar as crianças para os serviços de saúde adequados. É o caso do(a) psicólogo(a) infantil e dos profissionais de fonoaudiologia, por exemplo.

Ainda, os professores são capazes de reconhecer e denunciar situações de violência contra crianças e violência doméstica. Nesse sentido, a escola também pode ser vista como uma instituição que age de forma efetiva para a proteção de crianças e adolescentes.

Quer saber mais? Então, descubra o papel que a escola exerce na infância e descubra como ela pode mudar a vida dos estudantes:

1. A escola promove a socialização

Na escola, as crianças têm a oportunidade de conviver com os demais pequenos e pequenas, de diferentes faixas etárias, famílias, costumes, culturas e, acima de tudo, diferentes ritmos de aprendizado. Dessa maneira, a escola é indispensável para que as crianças pratiquem o respeito e a empatia, por exemplo, além de terem a chance de vivenciar e exercitar a diversidade e inclusão.

Além disso, é na escola que costumam acontecer as primeiras amizades, não é mesmo? Algumas dessas, inclusive, são amizades que duram pela vida inteira! Portanto, a escola é um espaço imprescindível para a sociabilidade. 💬

2. A escola incentiva a inteligência emocional

Quando estão em um espaço diferente, com diversas outras crianças, os pequenos e pequenas devem lidar com diversas situações e, ao mesmo tempo, com as emoções que elas causam. Neles mesmos e também nos seus colegas de sala! Assim, a escola encoraja os relacionamentos interpessoais.

Ainda, as atividades lúdicas, os trabalhos em grupo, os jogos e as brincadeiras são algumas maneiras de trabalhar a inteligência emocional no ambiente escolar. Por isso, que tal propor esse tipo de atividade para os estudantes?

3. A escola exercita habilidades cognitivas e socioemocionais

No ambiente escolar, as crianças são incentivadas a trabalhar diversas competências, como a memória, a concentração, a criatividade, a tomada de decisões, a motricidade e muito mais. Portanto, esse espaço lúdico para o exercício das habilidades cognitivas e também socioemocionais é fundamental para o desenvolvimento infantil.

Em casa, é possível que os adultos comecem a trabalhar as emoções com as crianças, inclusive por meio dos livros infantis. 📚 Contudo, é na escola que as crianças irão vivenciar seus conflitos, obstáculos e desafios, que irão colocar todo esse aprendizado à prova!

4. A escola amplia o repertório dos pequenos e pequenas

No contato diário com outras crianças, os professores e também demais funcionários da escola, os pequenos e pequenas ampliam suas visões de mundo, ganhando vocabulário e novos pontos de vista, por exemplo. Por isso, a escola é bastante importante para a criação de seres humanos mais críticos, conscientes e responsáveis.

Muito além de uma rotina na vida dos estudantes, o que também é bastante importante, a escola é um espaço para despertar novos interesses, apresentar novos saberes e até definir novas preferências. Afinal, mesmo que as famílias se esforcem para apresentar o mundo todo para os filhos, nem os adultos conhecem o mundo inteiro, não é mesmo? 😉

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *