Como envolver a família toda na educação das crianças?

Aprender a ler e escrever, fazer cálculos, conhecer a história dos povos e onde ficam os países… Mas a educação das crianças vai muito além das disciplinas tradicionais e formais de sala de aula. Aprender sobre respeito, organização, empatia e colaboração, por exemplo, é igualmente fundamental. E envolver a família nesse processo é indispensável.

A educação é uma parte importante da vida das crianças, é algo que elas levarão para o futuro e para a vida adulta. Sendo assim, o ato de envolver a família toda nesse processo pode fazer toda a diferença!

A educação das crianças na infância

Acordar cedo, tomar o café da manhã, sentar para assistir desenho e… de repente, precisar abandonar tudo. O dever de casa está chamando, e a tarefa precisa ser feita antes de ir para a escola.

Gramática, ciências, matemática, geografia, história e tantas outras disciplinas que aprendemos ao longo da vida escolar. Grande parte do que aprendemos em sala de aula, e também em casa, com as lições, levamos para a vida toda.

O desejo por estudar vai aumentando conforme a curiosidade da criança também cresce. Com o passar dos tempos, ela quer saber cada vez mais sobre o corpo humano, sobre os antepassados e sobre os números.

Cada matéria tem um perfil, e cada professor ou professora, um modo de ensinar que cativa os alunos e as alunas. Com a ajuda dos amiguinhos, dos colegas de sala e de toda a família, todo aprendizado fica muito mais fácil.

Vale lembrar que a escola, bem como toda a comunidade ao seu entorno, ensinam muito além dos materiais tradicionais. O papel da educação, na verdade, é muito mais extenso e rico, despertando outras habilidades nos pequenos.

As competências socioemocionais

As chamadas competências socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento do ser humano. É por meio delas que ele descobre inúmeras habilidades que ele possui, e que muitas vezes estão escondidas.

Essas habilidades não confrontam com as disciplinas regulares da escola. Ao contrário, unem-se a elas abrindo novas possibilidades e janelas de oportunidades para o crescimento dos pequenos.

Aqui também vale o esforço de envolver a família, já que quanto maior for a participação dos pais, melhores serão os resultados. Entre as competências socioemocionais, podemos destacar algumas delas, a saber:

  • Empatia
  • Coragem
  • Resiliência
  • Colaboração
  • Pensamento crítico e análitico
  • Autoconsciência e autogestão
  • Responsabilidade
  • Criatividade

Todas essas habilidades ganham ainda mais força se trabalhadas juntamente com as aprendizagens do ensino infantil regular. Após apreender essas competências, é imprescindível que os pequenos aprendam como transferi-las para o convívio em sociedade.

E com o auxílio de papais e mamães, a internalização desses conceitos fica mais fácil. E é por isso que envolver a família pode agregar enormes benefícios aos pequenos e às pequenas.

Por que envolver a família é saudável?

Por si só, as crianças podem não serem ainda dotadas da capacidade de saber exatamente quais são suas habilidades. Tampouco conseguem determinar com precisão quais as suas preferências.

Neste sentido, envolver a família neste processo de descoberta e realização é parte da jornada. Pais presentes transformam os momentos de estudo em verdadeiras conquistas pessoais de seus filhos.

Envolver a família na educação dos pequenos traz ganhos importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Além de assegurar mais confiança à ela, a presença dos pais contribui para fortalecer os vínculos entre criança e escola.

Os pais são o primeiro exemplo da vida adulta de uma criança, e grande parte do que elas conhecem do mundo. Os pais são os responsáveis por transmitir informações essenciais para o crescimento dos pequenos, tais como:

  • Respeito às diferenças
  • Aceitar os erros e procurar melhorar sempre
  • Motivação na hora dos estudos
  • Transformar curiosidade em conhecimento
  • A superação de desafios

Além do mais, envolver a família na educação e no desenvolvimento das crianças é uma forma de apoiar seus sonhos. O importante é contribuir para a realização de seus planos e projetos, e comemorar as pequenas vitórias ao lado deles.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *