O mês de fevereiro está chegando e, com ele, o retorno às aulas. E para que isso ocorra de maneira tranquila, é importante que as crianças estejam prontas para voltar para a rotina de estudos e aprendizado.

O que acontece muitas vezes, no entanto, é que as crianças não se preparam em casa para voltar a estudar e não aproveitam as primeiras semanas de aula, que acabam servindo como um tempo de adaptação. Para que isso não aconteça, é necessário fazer um planejamento para que o final das férias já comece a se adequar aos horários da rotina escolar.

Por isso, separamos algumas dicas que você pode botar em prática no final das férias para que o seu filho esteja pronto para voltar a estudar quando chegar a hora.

– Organize os horários: apesar das crianças dormirem mais tarde nas férias, o final do mês de janeiro é a hora de começar a acertar os horários. Faça seu filho dormir 10 minutos mais cedo a cada dia, por exemplo, até que ele chegue no horário ideal para o período de aulas. Dessa maneira, o choque não será tão grande e ele tende a se adaptar melhor. Além disso, cuide dos horários de refeição, que também tendem a ser mais soltos durante o período de férias.

– Faça uma contagem regressiva: fazer uma contagem regressiva com o seu filho é uma ótima maneira de prepara-lo psicologicamente para o retorno às aulas. Além disso, converse com ele sobre o fim das férias e tente destacar os pontos positivos da volta às aulas, como rever os amigos, por exemplo.

– Cuide da alimentação: as férias normalmente são o período em que as crianças mais comem guloseimas e doces. Com a volta às aulas, é importante que a alimentação do seu filho volte ao normal para que o corpo dele esteja pronto para o ritmo das aulas.

– Deixe o local de estudo pronto: durante as férias, é possível que o local de estudo do seu filho tenha ficado um pouco de lado ou até mesmo usado como um lugar de brincadeiras. Com a volta às aulas, no entanto, é necessário que esse espaço seja reorganizado para que esteja apto a servir como um canto de estudos novamente.

Essas são dicas importantes para que o seu filho esteja preparado para a volta às aulas e não perca tempo tendo que se adaptar durante o período letivo.

Lembre-se: estar preparado para a mudança de rotina é essencial pala que ela ocorra da melhor forma e não prejudique o rendimento do seu filho!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *