Importância de incentivar a autonomia

Uma pesquisa realizada na Universidade de Montreal com 78 mães e filhos apontou: quando elas dão autonomia aos pequenos, há impacto positivo na função executiva, um pilar do desenvolvimento cognitivo. Essa função engloba capacidade de resolução de problema, memória de raciocínio e de trabalho. Além disso, proporciona flexibilidade de tarefas e habilidade de planejar e executar atividades.

Para a realização desse estudo, as famílias foram visitadas em duas ocasiões: quando a criança tinha 15 meses e ao completar 3 anos. Na primeira visita foi solicitado que a mãe ajudasse o filho a finalizar uma tarefa. Os pesquisadores gravaram em vídeo para analisarem o tipo de suporte materno. Ou seja, constataram se ela incentivava, se era flexível e se respeitava o ritmo da criança.

Quando completaram 3 anos, os pequenos foram novamente testados. Tiveram sua força da memória de trabalho e sua capacidade de pensar vários conceitos simultaneamente avaliadas. Os que tiveram melhores pontuações tinham mães que ofereciam suporte consistente para o desenvolvimento da autonomia.

Autonomia desde cedo?

A autonomia trata-se de um processo gradual. Ele se desenvolve à medida que a criança realiza novas conquistas e adquire condições que contribuem para que se torne independente. É importante que ensinemos a elas e as deixemos tentar resolver questões e conflitos nos quais receberam alguma orientação prévia. Assim poderemos reforçar conceitos educativos e valores morais já transmitidos. Dessa forma, os pequenos tem sua autonomia supervisionada.

Para que a criança tenha um desenvolvimento psicológico saudável é necessário que ela interaja com o ambiente. Além disso, ela precisa ser desafiada por ele. Portanto, o pequeno precisa se deparar com situações que a estimulem a buscar ativamente por soluções. Isso significa dizer que crianças precisam ser orientadas e incentivadas a realizar tarefas e a enfrentar novos desafios. Dessa maneira elas poderão superar limites e explorar os ambientes.

A Pueri Dei estimula o crescimento e o desenvolvimento da autonomia e da independência de seus puerinhos.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *