Por que meu filho fica resfriado?

O resfriado é uma infecção das vias respiratórias superiores e pode ser causada por diversos tipos de vírus. Primeiramente, é importante ressaltarmos que, quando nascemos, nossos sistemas de defesa ainda não estão completamente formados. Nosso organismo só consegue ficar imune a um dos vírus que causam o resfriado por vez. Porém, a quantidade deles é superior a 200 tipos! Portanto, o sistema imunológico precisa de tempo para se aperfeiçoar.

O modo de transmissão mais comum dessa infecção é através de gotículas de saliva. Ela pode ocorrer quando alguém espirra ou fala, uma vez que libera gotículas no ar. Além disso, o vírus também pode ser transmitido através do contato das mãos. Por isso, é importante que as crianças lavem as mãos após assoar o nariz.

É comum que os pequenos fiquem resfriados durante o outono e o inverno, porque durante essas estações os ambientes se mantêm mais fechados. Isso, portanto, facilita e favorece a circulação e a permanência dos vírus entre as pessoas. Além do mais, o frio também faz com que as membranas das narinas fiquem mais suscetíveis à entrada de micro-organismos.

As crianças, em média, pegam entre seis e dez resfriados por ano. Quando frequentam escolinhas esse número pode subir para 12 vezes ao ano.

Como evitar o resfriado?

É possível diminuir a probabilidade da contaminação por esses vírus mantendo as crianças longe de pessoas doentes. Além disso, é importante sempre cultivar o hábito de lavar as mãos com frequência em casa. É essencial que os pequenos criem a consciência de lavar as mãos antes de comer, depois de usar o banheiro, após chegar em casa e depois de assoar o nariz.

A Pueri Dei se preocupa com a qualidade de vida os puerinhos. Por isso, os ensina hábitos de higiene para evitar a proliferação de infecções.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *