Fases da alimentação infantil

A alimentação das crianças também influencia no processo de aprendizagem. Afinal, se alimentar é uma experiência que envolve todos os sentidos dos pequenos. Você já ouviu falar sobre as fases da alimentação infantil? Confira a seguir informações sobre esse assunto:

A relação dos pequenos com a comida é muito afetada por diversos fatores emocionais e externos. Os três primeiros três anos de vida das crianças são cruciais para a alimentação. Isso porque, é nessa etapa da vida que habilidades cognitivas, motoras e sociais se desenvolvem.

Primeira fase

Acontece entre o nascimento e o terceiro mês de vida do bebê. É durante esse momento que a criança organiza necessidades como fome e saciedade. Além disso, é nessa idade que ela desenvolve um padrão alimentar regular, mamando em horários fixos.

Segunda fase

Essa etapa ocorre dos três aos sete meses. Nela a criança começa a criar um vínculo e certo apego com a pessoa que a alimenta. Esse momento é marcado pelo início da comunicação e o bebê passa a criar uma relação de confiança e de tranquilidade.

Terceira fase

Entre os seis meses e os três anos de idade os bebês iniciam seu processo de independência e de “separação” emocional da mãe. Nesse momento eles se descobrem como indivíduos particulares que possuem vontades próprias e autonomia. Essa fase é repleta de descobertas, de experiências e de experimentação das novas sensações, enquanto ajuda a aperfeiçoar habilidades motoras e sensoriais. Então, começam a estabelecer uma alimentação independente.

Como estimular cada uma dessas fases?

É importante saber observar e estimular ao máximo os pequenos em cada uma das fases da introdução alimentar. Quando existe um quadro de dificuldade ou de recusa alimentar, o temperamento e a situação psicológica fazem muita diferença. Por isso, proporcione um ambiente tranquilo para que a criança tenha as melhores experiências enquanto se alimentam.

A Pueri Dei estimula e tem todo o cuidado para que os puerinhos tenham uma boa relação com os alimentos!

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *