A Floresta Amazônica abriga a maior biodiversidade do planeta. Nela há mais de 430 mamíferos diferentes, 1300 espécies de aves, 3 mil tipos de peixes, 40 mil espécies de plantas e 2,5 milhões de espécies de insetos. É mais do que evidente que essa floresta desperta interesse e curiosidade tanto dos pequenos, quanto dos adultos. Por isso, no post de hoje traremos algumas curiosidades sobre a Amazônia e sua floresta. Confira:

Terceiro maior felino do mundo

A onça-pintada é nativa desse território! Esse animal pesa entre 56 a 92 kg e pode chegar a pesar até 158 quilos. Esses felinos podem chegar a medir de 1,12 a 1,85 metros e, por isso, é considerado o maior felino de toda a América do Sul. Ademais, ele é o terceiro maior felino do mundo!

Grandes insetos

Na Floresta Amazônica há uma centopeia que se alimenta de sapos, pássaros e até mesmo de cobras. Essa é a chamada “Centopeia Gigante”, que além de comer grilos, pode ingerir ratos e outros animais ainda maiores do que ela. Além disso, ela ainda pode viver por até 10 anos.

A floresta brasileira também possui uma aranha denominada “aranha-golias-comedora-de-pássaros”. O tamanho dela é, em média, de 30 centímetros.

O 2° maior rio do mundo

O Rio Amazonas, localizado em nossa floresta, é o segundo rio mais comprido do planeta. Em tamanho ele perde apenas para o Rio Nilo, localizado no continente africano. A extensão total dele tem quase a mesma distância que há entre o centro do Brasil e o centro do México.

Por nascer no Peru e desaguar no Oceano Atlântico, no norte do país, esse rio recebe nomes diferentes:

  • Os países andinos o Rio Amazonas é chamado de “Rio Marañón”;
  • Ao entrar no Brasil é denominado “Rio Solimões”;
  • Ao receber as águas do Rio Negro, chama-se “Rio Amazonas”.

Para que as crianças preservem e se interessem pela fauna e pela flora do nosso país, precisamos mostrá-las a importância e as características dela.

Fonte: leiturinha

Imagem: freepik

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *