Quando aposentar a chupeta e a mamadeira?

Tirar a chupeta e mamadeira dos pequenos é uma tarefa difícil. Esse momento pode ser angustiante para eles e para os pais também. A maioria dos responsáveis costuma tirar a chupeta e a mamadeira quando a criança tem entre 1 ano e meio e 3 anos. Essa fase, porém, exige muita paciência e atenção.

A retirada da chupeta é mais importante para as crianças do que a da mamadeira. Isso porque, o uso prolongado dela prejudica o desenvolvimento da boquinha. Além disso, pode alterar a arcada dentária que ainda está se formando. A chupeta funciona para a criança como um “conforto” e traz a ela mais confiabilidade.

O momento da retirada

Antes de os pais tomarem a decisão de tirar a esses objetos da rotina das crianças, eles precisam checar se os pequenos estão preparados para essa transição. Por isso, para evitar dificuldades, é fundamental que se estabeleça uma boa comunicação entre os responsáveis e a criança. O “abandono” da mamadeira pode, em alguns casos, ser mais fácil, já que há a possibilidade de substituí-la por um copinho.

Dessa forma, a criança vai, aos poucos, se acostumando a beber líquidos sem precisar da mamadeira. Lembre-se: as crianças se espelham nos adultos. Por isso, inclua seu filho na rotina alimentar da família, coloque-o à mesa para conviver e interagir com os demais moradores da casa. Ver os outros usando copos pode estimulá-lo a querer usar também. Por a chupeta funcionar como um refúgio para as crianças é preciso ter calma durante a retirada, pois a criança sentirá falta. Uma boa dica para tirar a chupeta é combinando com o pequeno de usá-la em um determinado horário do dia.

Nós da Pueri Dei ajudamos as crianças nessa transição. Entendemos a importância desse momento para os pequenos e damos a eles todo apoio que precisam para crescerem confiantes e saudáveis.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: leiturinha

Imagem: canva

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *