Brincadeiras com massinha para liberar a criatividade

As brincadeiras com massinha aguçam sentidos como olfato e tato. Algumas das descobertas que essa atividade proporciona são a descoberta de novas formas, criadas pela própria criança, cores, texturas e movimentos. Por isso, no post de hoje falaremos sobre os benefícios dessa opção de entretenimento e algumas opções de brincadeiras.

Benefícios

Através dessa brincadeira, é possível proporcionar à criança oportunidades para desenvolver atenção, concentração e coordenação. Além disso, ela pode desfrutar desse momento dando asas à imaginação e se expressar através da arte. Essa atividade, ainda, estimula a curiosidade e a criatividade.

A massinha é uma atividade que dá liberdade para as crianças criarem. Elas por si só já conseguem viajar no mundo da imaginação enquanto brincam. Mas, isso não nos impede de sugerir alguns direcionamentos para que as crianças aproveitem e aprendam ainda mais! Por esse motivo, daremos duas sugestões. Confira:

Criar cores

Essa brincadeira é útil para ensinar às crianças sobre as 3 cores primárias: amarelo, azul e vermelho. A partir da mistura delas, surgem outras novas cores. Por isso, ao misturar duas cores, pergunte sobre o resultado criado, sobre o que mais no ambiente tem essa cor e catalogue as cores criadas pela criança. Assim, o final da brincadeira ela terá consigo uma paleta de cores com tonalidades a qual ela mesma criou!

Formar letras

Os mais crescidinhos, que já estudam em classes de alfabetização irão adorar escrever o próprio nome com as massinhas coloridas. Essa atividade, além de divertir as crianças as ajudará a memorizar o alfabeto. Para ensiná-las a diferença entre vogais e consoantes, escolha cores diferentes para cada classe de palavras. Após essa brincadeira educativa, a tarefa de escrever se tornará mais prática, já que as crianças se lembrarão dos formatos das letras, graças à atividade realizada previamente.

Na Pueri Dei as crianças soltam a imaginação e aprendem se divertindo com massinhas de modelar!

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acompanhando nosso blog.

Fonte: carrefour, portaldoprofessor

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *