Como lidar com o tédio na infância

Você sabia que uma rotina cheia de atividades pode sobrecarregar as crianças? Saber como lidar com o tédio durante a infância é uma habilidade socioemocional extremamente importante, embora não demos sempre a atenção devida à ela.

Na maioria das vezes, quando temos tempo livre, acabamos nos sentindo incomodados e queremos logo preenchê-lo com alguma tarefa “produtiva”. Esse sentimento que gera desconforto muitas vezes acaba sendo interpretado como vazio e acontece também com as crianças.

A necessidade de nos mantermos ativos, além de gerar ansiedade, é responsável pela diminuição da capacidade de imaginar, de criar e de pensar por nós mesmos. Por isso, no post de hoje daremos algumas dicas para você ajudar a criança a fazer um uso positivo do tédio. Assim ela poderá transformar esse momento em uma oportunidade para se conhecer e descansar.

Desenhar

Com desenhos espontâneos, a ideia é que essa brincadeira não tenha regras, tempo estabelecido ou objetivos. Além disso, é interessante que os adultos tentem interferir o mínimo possível

O grande propósito dessa atividade é levar a criança a externalizar sentimentos e percepções. São também benefícios da simples tarefa de desenhar: sensação de prazer, alívio mental e relaxamento.

Criar histórias

Os ambientes podem se tornar cenários de grandes aventuras quando damos asas à imaginação. Nessa atividade é possível modificar significados e sentidos atribuídos aos objetos ou espaço que estamos acostumados e que aparentemente não são novos.

A capacidade de construir histórias a partir de elementos cotidianos elimina o aborrecimento causado pelo tédio e amplia os horizontes. O desenvolvimento dessa capacidade se criar será muito útil no futuro, quando as crianças terão a oportunidade de criar soluções inovadoras para os problemas da sociedade.

Preparar alimentos

Que tal dar à criança a oportunidade de preparar, pelo menos por um dia, alimentos? O contato com eles a fará descobrir a importância dos alimentos e a necessidade da higiene em seu preparo. Além disso, um encantamento será criado pelo contato direto com os alimentos que despertará e ajudará a desenvolver os cinco sentidos da criança.

Essas são algumas formas de ajudar a evitar o sentimento de “Não tenho nada para fazer” nas crianças. Além disso, a vivência bilíngue, musicalização e ballet colaboram, de igual modo, para o eliminar o tédio e o ócio.

Na Pueri Dei seu filho tem acesso a todas as atividades aqui citadas, sem abrir mão da diversão.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acessando nosso blog.

Fonte: redecaminhodosaber

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *