Como brincar melhora o desenvolvimento infantil?

No geral, nos referimos a brincar como uma atividade de fácil execução, insignificantes e que não oferecem vantagem nenhuma para o crescimento das crianças. Porém, esse pensamento é equivocado. Isso porque, o sentido do brincar é mais amplo e mais complexo do que uma mera atividade recreativa. Isso porque, por meio delas os pequenos exploram o mundo que os cerca e constroem suas próprias identidades.

Existe uma série de motivos que explicam por que precisamos encorajar, desde cedo, as crianças a brincarem. Portanto, no post de hoje falaremos alguns. Confira:

Aumenta a concentração

Por viverem em uma sociedade onde há muitas informações, as crianças podem ter dificuldade de concentração e ansiedade. Mas, por serem divertidas e prazerosas, as crianças dedicam-se buscando alcançar seus objetivos enquanto brincam.

Desperta a criatividade

As crianças são, por natureza, curiosas e inventivas. Em razão disso, oportunizar situações e brincadeiras que estimulem a imaginação e a criatividade as ajuda. Dessa forma elas tem a possibilidade de construir, pouco a pouco, suas próprias maneiras de expressão. Por conseguinte, faz com que desenvolvam a própria personalidade.

Através das brincadeiras elas descobrirão que são capazes de interferir e transformar o mundo que as rodeia. Isso porque, o lúdico possibilita a fantasia, o faz-de-conta e a experimentação de papeis sociais. Esse tipo de brincadeira facilita o crescimento, já que mostra que divergências são contornáveis.

Facilita a autonomia

Brincar autodirigido, quando a criança é protagonista, logo escolhe os rumos que o jogo tomará é eficaz para a aprendizagem. Apesar disso, uma motivação inicial por parte de um adulto é suficiente para gerar ainda mais interesse pela brincadeira.

Esses são apenas algumas das inúmeras vantagens que o ato de brincar trás para o desenvolvimento.

Nós da Pueri Dei entendemos a importância e os benefícios que as brincadeiras trazem. Por isso, sempre criamos ambientes propícios para essas atividades.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acompanhando nosso blog.

Fonte: escoladainteligencia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *