Como despertar a criatividade nas crianças?

A criatividade é a habilidade que nos possibilita criar, inventar e inovar. Ela é importantíssima em qualquer âmbito de nossas vidas, seja no profissional ou no pessoal.

Existe uma ideia de que a criatividade já nasce com o individuo. Entretanto, essa capacidade criativa é desenvolvida ao longo da vida, em especial, durante a infância.

Mas como estimular essa habilidade nos pequenos?

Existem várias formas de ativar a criatividade, a principal delas é o brincar. Deixar que a criança assuma o roteiro de suas brincadeiras é essencial, pois é a partir disso que ela desenvolve a imaginação.

Além disso, existem outras maneiras de despertar a criatividade nas crianças. Por isso, nós separamos algumas delas para você:

1) Estimular as perguntas

Uma das coisas que estimulam a criatividade é a busca por respostas. Mas, para isso é necessário que se tenha perguntas. Estimular as crianças a responderem suas próprias peguntas aguça o lado da imaginação.

2) Entrar em contato com diferentes culturas

Estar em contato com diferentes culturas faz a criança expandir o seu repertório de conhecimento. Ademais, gera novas fontes de inspiração, o que facilita na hora de criar.

3) Gerar um ambiente positivo

Um ambiente acolhedor faz toda a diferença. Portanto, busque participar das brincadeiras que os pequenos propõem, mostre interesse no que eles dizem. Fazê-los sentir que suas ideias e ações são relevantes é um incentivo para que eles continuem fazendo.

4) Diminuir o uso dos eletrônicos

Com a chegada da tecnologia, muitas crianças acabam limitando suas brincadeiras aos jogos dos tablets, celulares e vídeo games. Essa atitude, porém, pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento da criatividade. Isso porque, a maioria delas não estimula a criação e o pensamento.

5) Possibilite tempo livre

Colocar o cérebro do seu filho para funcionar é indispensável. Mas, você sabia que deixar a criança sem nada para fazer também ajuda, e muito, na criatividade? Essa atitude possibilita que elas criem histórias, brincadeiras e ideias completamente novas.

Na Pueri Dei nós temos diversas atividades que possibilitam o desenvolvimento da criatividade nos pequenos.

Venha conhecer a nossa escola!

Continue acompanhando o nosso blog!

Fontes: Revista Crescer, Escola da Inteligencia, Hemocord Magazine

Imagem: freepik

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *