Importância da rotina para a vida das crianças

A rotina das crianças, atualmente, possui muitas atividades. Por isso, é fundamental que as atividades realizadas sejam programadas. Hoje, vamos te apresentar um pouco à respeito da criação de uma rotina infantil. Continue lendo o texto para saber:

Criar uma rotina para as atividades que serão realizadas pelas crianças, sejam elas comer, tomar banho, estudar ou brincar. A rotina é capaz de trazer organização para a vida delas. Além do mais, ajuda a evitar correria e estresse infantil. É importante, porém, lembrar que essas atividades não podem sobrecarregar os pequenos. Isso porque, eles ainda precisam ter tempo para brincarem livremente, descansar e fazer algumas atividades não programadas.

Ao montar a lista de tarefas dos dias das crianças, prefira separar e intervalar as atividades para que seja possível realizá-las. Os horários apertados e predeterminados podem acabar minando o tempo para diversão. Entretanto, lembre-se, que imprevistos podem acabar acontecendo e as crianças podem acabar se distraindo.

Como criar uma rotina em casa?

A rotina pode ajudar a tornar a vida de todos os membros da família melhor, pois ela trará tranquilidade e organização para a casa. Através da organização do tempo e das atividades, elas conseguirão prever os próximos acontecimentos e se prepararão mais para a tarefa seguinte.

É essencial que os pais, ao elaborarem o planejamento cotidiano das crianças, tenham em mente as singularidades de cada um. Isso porque, algumas crianças conseguem sair da aula e ir direto realizar outra atividade, enquanto outras crianças precisam de intervalos entre suas atividades.

Sugestão de planejamento para a rotina

Prepare a criança para ir à escola com antecedência. Para tal, procure deixar o lanche, a lancheira e a mochila sempre prontas no dia anterior. O momento de organização trará para a criança o entendimento de que é chegada a hora de dormir. Conforme ela for crescendo, incentive-a a participar dessa arrumação. Assim ela desenvolverá noções de responsabilidade de maneira segura.

Para incluí-la nesse momento, faça com ela um check-list de tudo o que precisa estar dentro das bolsas.

Na Pueri Dei a rotina das crianças é bem estabelecida. Dessa forma, nossa escola torna-se para seu filho uma extensão do lar.

Conheça nossa escola!

Ademais, continue acompanhando nosso blog.

Fonte: escoladainteligencia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *